Com cerca de 200 filiados de todo o estado, a Associação de Árbitros do Estado da Bahia (AEBA) tem contribuído para renovação e qualificação da arbitragem baiana. Com apoio da Federação Bahiana de Futebol, a AEBA promove o oitavo Curso de Formação e Atualização de Árbitros.

Iniciado em 23 de julho, o curso, que tem carga horária de 40 horas vai até 28 de agosto. Neste período, a turma de 30 alunos é submetida a aulas teóricas e práticas, realizadas no auditório da APLB e no Estádio de Pituaçu.

Entre os instrutores estão nomes de sucesso na arbitragem brasileira, como o ex-árbitro assistente FIFA Arnaldo Menezes, que trabalhou na Copa do Mundo de 1998, e o experiente árbitro central Jailson Macedo Freitas do quadro da CBF. Além deles, também colaboram os ex-árbitros Paulo Viana e William Cavalcanti, o presidente da AEBA, Francisco Neto, e o árbitro Irinaldo Jorge.

Durante o curso, além de todas as regras de arbitragem, os participantes aprendem noções de educação física, primeiros socorros, antropologia do futebol e Legislação Desportiva, esta última com o apoio do advogado João Paulo Baraúna.

Faz parte da programação, também, a troca de experiências com profissionais de arbitragem através de palestras. Nas últimas semanas visitaram os alunos o presidente da CEAF-BA, Vidal Cordeiro Lopes, e os árbitros Elicarlos Franco de Oliveira, Jucimar dos Santos Dias, Jailson Macedo e Irinaldo Jorge. Na oportunidade, eles deram conselhos e transmitiram suas experiências no exercício da profissão.