A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela decidirá, através da chamada “Comissão da Verdade”, instalada nesta quarta-feira (16), quais candidatos poderão disputar as eleições para governador em outubro, pleito no qual a oposição quer tirar o chavismo do poder em várias estados. A informação é da EFE.

Segundo a presidente da Assembleia Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, o órgão pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) uma lista completa dos candidatos inscritos, com o objetivo de “determinar se alguns deles têm envolvimento em fatos de violência que tenham afetado a paz e a tranquilidade pública”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e outros dirigentes chavistas culparam a oposição pelos atos de violência ocorridos durante as manifestações contra o governo desde o dia 1º de abril.

“Temos que prevenir que a sociedade venezuelana sofra as consequências de pessoas que ocupam cargos e os utilizam com objetivos desestabilizadores”, afirmou Delcy Rodríguez, durante a cerimônia de instalação da Comissão da Verdade, no Museu Boliviano de Caracas.