Representantes do Conselho Municipal de Cultura (CMC) elegeram uma nova comissão eleitoral para definição das datas para eleição da nova gestão do órgão consultivo, que irá atuar no biênio 2019/2020. A escolha ocorreu durante assembleia ordinária ocorrida na última quarta-feira (29), no auditório Sosígenes Costa, na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), centro histórico de Ilhéus.

A Comissão é formada por Pawlo Cidade (titular da Secult), Gilsoney Rodrigues (chefe de Culturas Populares e Identitárias) e Agenor Filho (titular da Câmara de Música). Eleitos ainda, Gildásio Rodrigues e Eliana Fonseca, que ocupam a suplência da comissão. O novo conselho será composto por 20 membros, dos quais dez eleitos pela sociedade civil e outros dez indicados pelo Poder Público Municipal.

Calendário definido – Os interessados em participar do processo eleitoral devem efetuar suas inscrições até o dia 12 de junho, com resultado previsto para o dia 13, às 17 horas. De 14 a 18 de junho, candidatos classificados realizam inscrições através do e-mail: cmcdeilheus@gmail.com. No dia 19 de junho, serão homologadas as candidaturas. As eleições vão acontecer de 25 de junho a 15 de julho, por meio eletrônico. O resultado final será divulgado no dia 16 de julho.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Pawlo Cidade, “o Conselho de Cultura é a instância mais importante e poderosa do sistema municipal de cultura, pois no dia em que os conselheiros entenderem isso, as coisas realmente mudam, mas, para isso, o conselho precisa entender qual é realmente o seu papel”, destacou Cidade.