O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia passou a contar, na manhã desta sexta-feira (19), com uma Academia de Formação de Oficiais própria e um Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Os departamentos vão funcionar no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde antes ficava situada a sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militares. A iniciativa faz parte de um projeto de reestruturação do CBM, após a emancipação junto à Polícia Militar (PMBA), em 2014.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Teles, a novidade pretende proporcionar formação e capacitação mais específicas às funções desempenhadas pelos bombeiros. Segundo Teles, a reestruturação teve início em agosto de 2015, respeitando a emenda à Constituição, de nº 20/2013, que separou a entidade da PM. “A Lei de Organização 13.202 regulamentou a emenda e proporcionou que o Corpo de Bombeiros tivesse autonomia. A instalação desses departamentos é uma maneira de crescermos preparados para o futuro”.

Durante a cerimônia, o major Eloi Camacho foi nomeado diretor do Centro de Formação de Praças e o também major Ednei Factum, empossado diretor da Academia dos Bombeiros Militares. No local, serão realizadas aulas teóricas e práticas, envolvendo assuntos como direito penal militar, salvamento aquático e de altura e mecânica dos fluídos. “Teremos duas primeiras turmas. Uma com 30 cadetes e a outra com 45 alunos oficiais. Eles vão ter todo o suporte para se formarem em nível de excelência”, informou Factum.

Na ocasião, também tomaram posse dois novos comandantes de grupamentos. O tenente coronel, José Jorge Moreno assumiu o cargo deixado pelo major Domingos Sávio França Dias de Souza, no 12º Grupamento de Bombeiros Militares, popularmente conhecido como Salvar, e o major Lanusse Araújo Andrade foi empossado comandante do 10º Grupamento de Bombeiros Militares, que vai passar a funcionar em Camaçari, na RMS, na vaga deixada pelo tenente coronel Adson Marchesini.