sepultaa2

O corpo do jornalista Jeolino Xavier Lopes, “Gel Lopes”, 44 anos, foi sepultado no cemitério do distrito de Santo Antônio em Teixeira de Freitas no final da manhã deste sábado, 1º de março.

sepultaa3

Uma multidão acompanhou o cortejo que saiu da escola pública João Alves de Macedo, onde o corpo era velado, para o cemitério local.

sepultaa5

O caixão com corpo do jornalista assassinado dentro do próprio veículo na noite desta quinta-feira, 27, na rua da Saudade no Bela Vista, região central de Teixeira de Freitas, foi carregado até o cemitério por colegas de imprensa e amigos.

sepultaa4

Antes do sepultamento, integrantes da imprensa regional fizeram um ato de homenagem e protesto com equipamentos colocados sobre o caixão do jornalista. Depoimentos de amigos e familiares antecederam os últimos momentos antes do sepultamento.

Na tarde de sexta-feira, o corpo de Gel passou alguns horas no Ginásio de Esporte Antônio Imbassahy na sede do município e no início da noite, foi levado para Santo Antônio, onde o jornalista nasceu e residia.

sepultaa1

Durante o sepultamento, o filho do jornalista, Joris Bento Xavier, que se formou em jornalismo juntamente com o pai no final de 2012, disse que dará continuidade o trabalho focado na comunicação, antes desenvolvida por ele e o pai no portal N3.

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do jornalista.

Investigação

No início da tarde de sexta-feira, o delegado Marcus Vinicius da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior confirmou que uma equipe do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) deve ser deslocada de Salvador para ajudar nas investigações do caso.

O assassinato

Gel Lopes chegou a rua da Saudade por volta das 21 horas de quinta-feira para deixar um amigo em sua residência. De acordo com testemunhas, um carro modelo Corola com quatro homens encapuzados teriam interceptado o veículo padronizado do jornalista que não teve chances de defesa. O atirador estava no banco de trás do Corola e desceu efetuando os disparos.

sepultaa6

Segundo a perícia realizada pelo perito criminal Manoel Garrido da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica do Interior, Gel foi alvejado por três tiros de pistola 9mm no ombro esquerdo, que transfixaram e atingiram a região do peito e dois no pescoço, também do lado esquerdo. Um projétil ficou alojado na caixa de ar do carro.

Gel Lopes

Gel era habilitado como profissional do rádio desde 1998 quando começou a atuar como repórter policial na Caraípe FM. No final de 2012, o radialista que havia fundado o site Portal N3 formou-se em jornalismo.

A vítima também foi vereador entre a legislatura de 2004 a 2008 e era atual suplente na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Gel era filiado do partido PRP partido pelo qual pretendia se candidatar a deputado federal nas próximas eleições.

Fonte: SulBahia Notícias