O Vereador Cosme Araújo (PDT) apresentou à secretaria do legislativo ilheense, requerimento para disciplinamento de viagens e concessões de diárias aos parlamentares da Augusta Casa de Leis.

No entendimento do autor do requerimento é legítimo o pagamento de diárias a Vereadores para deslocamentos a outras cidades, desde que os mesmos sejam de interesse da Administração Pública e da coletividade como um todo, e desde que previamente seja autorizada em votação em plenário. “Precisamos disciplinar os excessos e atentar ao controle do erário”, adverte Araújo.

No requerimento o Vereador pontua alguns procedimentos para obter o direito ao pagamento de diárias, observando o que estabelece a Resolução especifica, com base na moralidade e na publicidade:

  1. a) Elaboração de roteiro de Viagem; b) identificação do vereador c) deslocamentos – data e hora de saída e de chegada à origem e local de destino; d) meio de transporte utilizado; e) descrição do objetivo da viagem; f) número de diárias e cálculo do montante devido; g) quitação do credor; h) votação do pedido em plenário de forma urgente e, no retorno, a devida prestação de contas com a apresentação de relatório dos assuntos tratados nas viagens.

“Os Vereadores, ao se deslocarem do Município, devem demonstrar a finalidade pública de suas viagens e, portanto tem a obrigação de prestar contas à Câmara e à sociedade, afinal de contas suas despesas são custeadas pelo próprio povo. Precisamos acabar com viagens fictícias”, adverte mais uma vez o propositor.

No que se refere à participação de Vereadores e servidores em cursos e congressos é importante à avaliação e votação também pelo plenário. Ressaltando-se que não há caráter público no pagamento de diárias para audiências que tenham por objetivo a discussão de assuntos políticos partidários ou de interesse pessoal do Vereador, como tem acontecido em várias Câmaras Municipais deste país e o comportamento ilícito de vários gestores municipais, sendo alvo inclusive de punições pelo TCM.