Brasília – Por meio de um vídeo divulgado na última semana, o chefe-adjunto do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Abuja na Nigéria, Beat Mosimann, alerta para a piora da situação humanitária no país causada pela intensificação da violência nos ataques realizados pelo grupo terrorista Boko Haram nos últimos meses. “Milhares de pessoas foram obrigadas a fugir das suas casas e buscar refúgio em portos seguros, principalmente em Maiduguri e Yola, assim como em outras regiões do país”, alerta Mosimann.

Segundo o representante do CICV em Abuja, milhares de pessoas também atravessaram a fronteira para os países vizinhos: Camarões, Chade e Níger. “As pessoas que fugiram perderam quase todos os seus pertences e carecem de artigos básicos. Algumas também perderam contato com suas famílias ou filhos. Há casos de pessoas encurraladas em combates ou bombardeios que precisam de atendimento médico urgente  e os estabelecimentos de saúde ou não estão funcionando, ou estão completamente no limite”.

Trabalhando em conjunto com a Cruz Vermelha Nigeriana, nos últimos meses a instituição humanitária assistiu 50 mil deslocados internos em Maiduguri, 12,5 mil deslocados internos em Yola no estado de Adamawa e outras 5 mil pessoas em Kano.

Confira em vídeo o comunicado:

[vsw id=”YDJbOe9KDiU” source=”youtube” width=”620″ height=”350″ autoplay=”no”]