O agronegócio teve um ano difícil na Bahia, com a pior seca dos últimos 50 anos. A oportunidade de vencer a estiagem e outros problemas do setor está no investimento em tecnologia e conhecimento. O curso tecnológico em Agronegócio é um diferencial na formação e ainda oferece um novo leque de opções ao profissional. Aqui na região esse curso é ofertado pela Universidade de Uberaba (Uniube).

Segundo o diretor acadêmico do polo da Uniube em Itabuna, Nérope Martinelli, o curso tecnológico em Agronegócio é uma necessidade da região, que é eminentemente agrícola. “Nosso desenvolvimento ainda depende do cacau e de outras atividades agrícolas, então acreditamos que esse curso de é ideal para ajudar no crescimento da região”, afirma.
Diferente dos cursos de licenciatura e bacharelado, o curso tecnológico em Agronegócio tem uma visão específica voltada para o agronegócio. Durante o curso, que tem duração de cinco semestres e é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), os alunos estudam sobre administração, distribuição, vendas, equipamentos agropecuários e desenvolvimento sustentável, entre outros temas ligados ao setor.

Ainda de acordo com Martinelli, o objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuar no agronegócio, ganhar dinheiro e ajudar a desenvolver a região. “O agronegócio aqui deveria ser mais forte. Nossa finalidade é desenvolver parcerias com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc) e com as secretarias municipais da Agricultura, para que o agronegócio seja uma unidade e possamos fazer um levantamento sobre a necessidade e a vocação de cada município para o setor. O objetivo é descobrir de que forma vamos desenvolver a região através desse curso”, revela.

Mesmo sendo da modalidade de educação a distância, o curso tecnológico em Agronegócio tem uma metodologia interativa, com um calendário rígido de leituras e avaliações, inclusive presenciais, que visam garantir o rigor do processo avaliativo. Atividades práticas também são realizadas com os alunos desde o início do curso, com visitas que propõem uma interação do estudante com o ambiente de trabalho.

Investimento
O curso tecnológico em Agronegócio tem um custo mensal de R$ 300,00 e para os alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas esse custo cai para R$ 150,00. “É um curso útil para a região, mas se a região cacaueira não absorver o Brasil inteiro absorve. Muita gente gosta dessa área, que tem um mercado grande”, destaca Nérope Martinelli.

Como é online, o curso não depende da formação de turmas. Os interessados podem entrar em contato com a Uniube através do telefone (73) 3613- 0166 ou do site www.uniube.br.
Clique aqui para assistir a reportagem.

Fonte: Mercado do Cacau