Como pedido da Frente Parlamentar do Cacau na ALBA, criada pela Comissão de Agricultura e Política Rural, em sessão especial realizada nesta segunda-feira (19), a deputada Ângela Sousa (PSD), acompanhada dos presidentes do Instituto Pensar Cacau, Àguido Muniz, e do Sindicato Rural de Ilhéus, Nilton Andrade, além dos produtores Ruy Sousa e Sérgio Vieira, esteve com o senador e presidente do PSD, Otto Alencar, na sede do partido. O encontro teve como objetivo solicitar o apoio do senador para verificar junto ao Ministério da Industria e Comercio a revisão do drawback (mecanismo de importação do cacau).

De acordo com do presidente do Instituto Pensar Cacau, Àguido Muniz, a política de importação do drawback tem impactado no preço do cacau, o que provova prejuizos aos produtores da região. “Atualmente calcula-se o prejuizo de R$ 1 bilhão de reais no Brasil e na Bahia soma-se R$ 580 milhões. Além isso, somos auto-suficientes na produção de cacau, temos condições de suprir a demanda do país, e não se justifica a importação”, destacou.

Defensora das questões de interesse da região cacaueira, a deputada Ângela Sousa, que também é filha de produtora de cacau, nascida e criada no municipio de Ilhéus, acompanhou de perto a crise provocada pela vassoura de bruxa, conhecendo também as dificuldades enfrentados pelo produtores. “Muito me honra o convite de integrar a Frente Parlamentar do Cacau na ALBA, para juntamente com os meus colegas deputados, lutarmos em prol do fim da importação do cacau e o fortalecimento da cultura cacaueira no Sul da Bahia”, expressou a parlamentar, acrescentando ainda, que a história do cacau é riquíssima e importante para toda a Bahia, visto que proporcionou uma das maiores fontes de receita para o Estado, na período do auge da monocultura do Cacau”.

Na ocasião, o senador Otto Alencar externou sua preocupação com o assunto, visto que sabe das lutas enfrentadas pelos produtores da região cacaueira, e prometeu se empenhar junto aos demais senadores da Bahia e ministros, para buscar uma solução que atenda às necessidades dos produtores.