Atendendo as reivindicações dos moradores de Itapetinga, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e reuniu na última segunda-feira (13), acompanhada do vereador do Alfredo Cabral, com o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, com o objetivo solicitar a iluminação pública em perímetro urbano e a recuperação da BA-262, trecho que liga o distrito de Astério, Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã. A parlamentar solicitou ainda as melhorias asfálticas de áreas que se encontram intransitáveis no município.

De acordo com o vereador Alfredo Cabral, o pedido para a recuperação da rodovia, trecho que interliga o distrito do Astério e os municípios de Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã, se faz necessário principalmente por ser uma área de grande movimentação, principalmente no período de São João, que chegam a transitar em média de 100 mil pessoas. Já a recuperação asfáltica em trecho urbano coincide com o acesso ao Parque de Exposição onde acontecerá, de 12 a 17 de maio, a exposição Agropecuária de Itapetinga, um evento de caráter nacional, que recebe produtores de diversas localidades e movimenta a economia da região.

A deputada Ângela Sousa reafirmou que trata-se de solicitações de suma importância para o desenvolvimento desta região, daí a necessidade de um empenho maior do Governo do Estado para realizar esses serviços. O secretário Marcus Cavalcanti informou que a recuperação dos trechos da rodovia BA-262 integra a “Operação São João”, prevista para execução pelo Governo do Estado. E referente a iluminação pública do município, a demanda será repassada a Superintendência de Energia e Comunicação, órgão ligado a secretaria, para verificar orçamento junto à Coelba e, em seguida, ser avaliada a efetivação.

Novos Cursos – A deputada Ângela Sousa e o vereador Alfredo Cabral também tiveram audiência com o vice-secretário de Educação da Bahia, Aderbal Castro, na secretaria de Educação da Bahia. Na ocasião, a parlamentar levou, a pedido do vereador Alfredo, uma proposta de ampliação dos cursos de medicina, história, direito e administração ao campus da Universidade do Sudoeste Baiano (Uesb) do município.

Ângela Sousa disse que a inserção dos cursos é uma demanda da sociedade. “No caso de Itapetinga, que já conta com o Campus da Universidade a qual dispõe de uma boa estrutura, acredito que possa ser um facilitador para abrigar esses novos cursos que só irão favorecer a população”, completou.

O vice-secretário de Educação falou que este é um momento oportuno para se discutir a questão, uma vez que o Estado está desenvolvimento o Plano Plurianual (PPA), instrumento que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. “A orientação é que seja feito a solicitação via Uesb para que a demanda venha como contribuição do município”, orientou.