O deputado federal Bebeto Galvão (PSB), natural do Sul da Bahia, será condecorado pela Câmara de Vereadores de Salvador com o Título de Cidadão Soteropolitano, uma das principais honrarias concedidas pelo poder legislativo da capital baiana. A concessão do título foi protocolada pelo vereador Silvio Humberto, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Bebeto ao município de Salvador. A cerimônia de honraria ocorrerá no próximo dia 30 de maio, às 19h, no Plenário da Câmara de Salvador, na Praça Municipal.

Ao propor a homenagem, Silvio Humberto destaca a contribuição que Bebeto tem dado à capital, em especial na defesa da classe trabalhadora, principal bandeira do parlamentar, que é dirigente da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav-Ba), que representa os operários responsáveis por obras como a construção da Arena Fonte Nova, Metrô, Complexos Viários, dentre outras coisas. Alem disso, Bebeto foi o responsável pela elaboração do projeto que deu origem à instalação do Serviço de Intermediação de Mão de Obra, o Simm, de Salvador.

“Bebeto é um político nato, articulador perspicaz, ouvido atento e disposto a construir pontes, requisitos tão necessários para superar os atuais desafios postos a nação brasileira. Salvador, a cidade da Bahia, muito se orgulha em ter esse homem, natural de São Jorge dos Ilhéus, como seu mais novo filho” declara Sílvio Humberto.

Sobre Bebeto Galvão

Nascido em 1962, na zona rural entre Ilhéus e Uruçuca, Adalberto Souza Galvão, mais conhecido como Bebeto, estudou história na Universidade Estadual de Santa Cruz. Sua militância política começou, na década de 70, no movimento estudantil, onde lutava pelos direitos da juventude e por melhores condições para os estudantes.

Na década de 1980, iniciou sua trajetória como sindicalista. Como era trabalhador da indústria cacaueira em Ilhéus, criou o Sindicacau para defender os trabalhadores rurais do coronelismo e combater os abusos que a classe sofria na época. E na Terra da Gabriela, Bebeto foi eleito o vereador mais jovem da história de Ilhéus, sendo considerado um dos mais atuantes parlamentares na cidade.

Atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia – Sintepav-BA, Bebeto Galvão se tornou uma referência internacional na luta dos direitos dos trabalhadores,sendo eleito vice-presidente da Federação Internacional da Construção e da Madeira (ICM), para a America Latina e Caribe, função que lhe fez participar de várias ações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em diversos continentes do planeta.

Como parte do reconhecimento, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia concedeu ao deputa