Nos dias seis e sete de novembro, o Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa estiveram sendo discutidos entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), agentes do Poder Público baiano e sociedade civil. Defensor da causa e constantemente atento ao tema, o deputado estadual José de Arimateia (PRB) participou dos dois dias da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEI), no Bahia Othon Palace, em Salvador.

Na oportunidade da presença do Secretário da SJDHDS, Geraldo Reis, o deputado fez novamente uma cobrança de interesse de todos os idosos da Bahia. “Em 2013, aprovamos na Assembleia Legislativa da Bahia a Política Estadual da Pessoa Idosa, projeto do qual fui relator, mas, até o momento, ainda falta ser regulamentado pelo Governo do Estado. Nesta , espero que esta discussão venha ser a principal, pois, para que o Estatuto do Idoso ganhe avanços, necessita que este projeto realmente saia do papel”, lembrou Arimateia.

A IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa teve como objetivo fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo. O evento pretende direcionar as discussões e as políticas públicas que serão elaboradas para este grupo etário.

Os 238 delegados eleitos nas etapas territoriais, sendo 142 representantes da sociedade civil e 96 do poder público, discutiram e deliberaram as propostas a partir dos eixos temáticos Gestão, Financiamento e Participação. Ao final do evento, 46 delegados foram eleitos para representar as propostas da Bahia na Conferência Nacional, prevista para acontecer em Brasília, em abril de 2016.