Como parte das atividades em Ilhéus da campanha mundial Outubro Rosa, centenas de mulheres com idades a partir dos 40 anos foram beneficiadas durante esta terça-feira, 25, com diversos serviços voltados para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o evento aconteceu nas proximidades da Praça J. J. Seabra, em frente à Câmara de Vereadores, centro da cidade. O titular da Sesau, Antônio Ocké, salientou mais uma vez que mulheres com histórico familiar da doença precisam fazer o acompanhamento a partir dos 20 anos, mediante a realização de exames como ultrassonografias.

Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica de Ilhéus, explicou a dinâmica do Dia D da Campanha Outubro Rosa na cidade. “Inicialmente, as nossas enfermeiras efetuaram uma triagem, etapa que incluiu um exame clínico. No caso de alguma alteração, as pacientes foram encaminhadas para o mastologista visando uma avaliação mais minuciosa, que pode abranger a realização de uma mamografia, ultrassonografia ou, até mesmo, uma biópsia”. Bárbara Christian acrescentou ainda que algumas mulheres já vieram com os exames necessários nas mãos, “o que facilitou bastante o trabalho do mastologista e agilizou o diagnóstico ou o possível tratamento, envolvendo cirurgia e, se for caso, quimioterapia”.

Após enfatizar que o trabalho de prevenção e diagnóstico do câncer de mama é realizado diariamente nas unidades de saúde do município, Bárbara Christian reforçou que as atividades desta terça-feira, 25, constituíram o ponto alto do Outubro Rosa em Ilhéus. “Nossa proposta foi promover um evento capaz de conscientizar as mulheres para a necessidade de realizar seus exames de forma periódica”, diz.

A coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Prefeitura de Ilhéus informou que, além de mamografias, o evento também ofereceu avaliações nutricionais visando uma alimentação voltada para a prevenção do câncer de mama. Segundo Bárbara, o evento foi marcado, ainda, por palestras educativas que abordaram uma série de temas ligados à campanha, como prevenção, autoexame e o próprio câncer de mama. “Além disso, com o objetivo de elevar a autoestima do público alvo e em parceria com algumas faculdades, como a Unopar, oferecemos serviços estéticos variados, a exemplo de limpeza de pele, maquiagem e corte de cabelo. “Também buscamos, com esta iniciativa, aumentar o volume de informações sobre a doença com vistas a contribuir para a diminuição da mortalidade por esta doença”, completou a coordenadora do Dia D do Outubro Rosa.

Opiniões – Depois de tentar sem sucesso realizar sua mamografia, a moradora do Teotônio Vilela, Eulina Góes, elogiou e parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Ilhéus. “Estou muito feliz porque finalmente consegui realizar meus exames, o que me deixa mais tranquila.    Além disso, ainda ganhei uma limpeza de pele”, declarou.

O Dia D da Campanha Outubro Rosa em Ilhéus, cujas atividades já vinham acontecendo nas unidades da rede municipal de Saúde desde o início deste mês, foi realizado das 8 às 16 horas e, segundo Bárbara Christian Magalhães, atendeu cerca de 300 mulheres.

Em linhas gerais, as atividades do dia 25 de outubro ofereceram triagem (classificação de risco das mulheres), exame clínico das mamas (rastreamento feito por enfermeiras), exame clinico das mamas (casos suspeitos aferidos por mastologistas), orientação nutricional (alimentos que previnem o câncer) e serviços estéticos variados, como limpeza de pele, maquiagem e corte de cabelo.

A campanha Outubro Rosa surgiu em 1990, nos Estados Unidos da América. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, sempre com a finalidade de estimular uma maior participação da população, das empresas e das entidades.