Diabéticos que necessitam de insulina reclamam da falta de fornecimento do medicamento por parte da Prefeitura de Ilhéus. A secretária de saúde chegou a garantir que a insulina voltaria se fornecido, mas, só ficou na promessa, o estoque continua vazio. Segundo os pacientes, não há previsão para distribuição do medicamento de uso continuo.

O operador de máquinas, Batista Souza, depois de voltar para casa sem o medicamento, demonstrou tamanha indignação ao falar das consequências da falta da insulina: “Tomo o remédio porque é uma dependência total, e quando não faço, passo muito mal ao ponto de desmaiar. Pelo amor de Deus preciso do medicamento!”, desabafa.

Cansado de esperar pelo medicamento gratuito, diversos portadores compraram o remédio para evitar um possível agravamento no estado de saúde. “Não dá para esperar pela turma da prefeitura. É preferível tirar do próprio para evitar um desastre ainda maior”, reclama.

A diabete é uma doença crônica (que não tem cura), mas que pode ser controlada. Se não for tratada, ela prejudica as funções de vários órgãos. Se o paciente seguir todas as orientações médicas, é possível viver normalmente.

Por Fabio Roberto