A Formação Continuada em Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar para os professores da rede estadual de ensino, que atuarão no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) começou na manhã desta quinta-feira (5). A coordenadora do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (Programa SARAHDO), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-Ba), Veruska Poltronieri, ressalta que a formação tem como objetivo habilitar 40 professores do Núcleo Territorial de Educação (NTE-05), formado por Ilhéus, Itabuna e por mais 24 municípios circunvizinhos para exercerem a docência em ambiente hospitalar ou no atendimento domiciliar.

Essa formação é de total relevância quando pensamos na educação para todos. Os docentes estão tendo contato pela primeira vez com a modalidade de atendimento pedagógico educacional hospitalar e domiciliar”, explica Veruska. A formação será dividida em dois módulos, ambos lecionados no HRCC. O primeiro módulo será de Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar, com carga horária de 40 horas, tendo como formadora a professora Veruska Poltronieri. As aulas serão ministradas nos dias 5, 6, 11, 12 e 13 de julho. O segundo módulo será de Saúde, ministrado com o auxílio da equipe multidisciplinar do HRCC. A carga horária será de 40 horas e será lecionado nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho.

A ideia de criar o programa surgiu em função de estudos realizados pela Secretaria da Educação do Estado, que demonstraram a alta da taxa de repetência entre os estudantes que, em função de internamentos hospitalares, são obrigados a interromper a frequência escolar. Mesmo retornando às atividades antes do término do ano letivo esses estudantes, em geral, não conseguem acompanhar o desempenho dos demais.

A diretora de enfermagem do HRCC, Rusiner Rehem, frisa que o atendimento pedagógico diminui os efeitos provenientes do período de internação. “A inserção do serviço de classe hospitalar auxiliará no processo de humanização da assistência. No ambiente hospitalar esse serviço é de extrema importância, uma vez que a pessoa está afastada da sua rotina habitual, casa; escola; círculo de amizades. As atividades educacionais desenvolvidas através do programa contribuirão no tratamento”, destaca.

Após a formação, os professores estarão aptos a ministrar aulas nas suas respectivas áreas de conhecimento. As disciplinas serão lecionadas nos segmentos Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os docentes também serão habilitados para atuarem no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.