Mais 40 beneficiários do programa Bolsa Família receberam os certificados do curso profissionalizante de Confeitaria Básica, na terça-feira (20), no Balneário Tororomba, distrito de Olivença. A solenidade de formatura, com entrega dos certificados, contou com a presença do prefeito Mário Alexandre e do secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva.

“É mais uma vitória para Ilhéus. Em parceria com o Senai, realizamos os cursos e treinamos os beneficiários do Bolsa Família para ter a sua própria renda e emprego. Ficamos muito felizes, é uma vitória do povo de Ilhéus que nunca teve uma capacitação proporcionada pelo município”, enfatiza o prefeito.

Ao todo, 200 pessoas fizeram os cursos e receberam o certificado que tem validade nacional. Desde o mês de agosto, a prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, vem oferecendo cursos profissionalizantes do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para os beneficiários do Bolsa Família.

O secretário Rubenilton Silva afirma que novos cursos estão sendo buscados para os beneficiários do Bolsa Família. “Queremos retirar as pessoas da situação de vulnerabilidade social, levar o desenvolvimento, como o próprio nome da secretaria já diz, e para isso estamos proporcionando a capacitação da população para elas terem uma profissão e conseguir gerar a própria renda”, afirma.

A nova confeiteira, Julia Fernanda, declara que para ela foi uma mudança de vida muito grande. “Foi uma renovação geral, estava praticamente no fundo do poço, perdi a faculdade e muitas outras coisas aconteceram. Hoje peguei meu certificado, já estou expondo meus produtos e vendendo, fechando parcerias e ganhando dinheiro”, informa.

Durante três meses, foram realizados os cursos através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Oeste, Vilela, Norte, Sul e Olivença.  Foram ofertados de forma totalmente gratuita os cursos de Confeitaria Básica; Panificação Básica; Auxiliar de Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados; Auxiliar de Doces e Conservas; Auxiliar na Preparação de Doces de Conservas e Confeitaria Básica.