Onze cidades terão novas eleições no segundo semestre.

Essas 11 cidades terão novas eleições após decisão final do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, de cassar as chapas dos prefeitos e vices das eleições de 2016.

A maioria das decisões ocorreu por abuso de poder econômico ou político, como é o caso de Paraty, no Rio de Janeiro, em que a chapa foi cassada depois que o então prefeito, que tentava se reeleger, concedeu casas de um programa habitacional faltando um mês par a eleição.

Outro caso é o de Brasileira, no Piauí, em que a chapa, que também tentava reeleição, teria utilizado ônibus escolares municipais para transportar eleitores da zona rural aos seus comícios e utilizado verbas da prefeitura para custear advogados eleitorais.

De acordo com o calendário do TSE, terão novas eleições no dia 07 de Julho, as cidades do estado de Minas Gerais: Elói Mendes, Nova Porteirinha, e Aguanil. Assim como Candeias do Jamari, em Rondônia, e Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul.

No dia 04 de Agosto, será a vez das cidades do estado de São Paulo, Floreal e Meridiano, da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, de Brasileira, no Piauí, além de Itabirito, em Minas Gerais.

No dia 1º de setembro haverá eleição suplementar na cidade de Riachão do Dantas em Sergipe.]

Com a cassação determinada pelos tribunais regionais eleitorais de cada estado, quem assume até a nova posse são os presidentes da Câmara de vereadores de cada município.

O prefeito e vice eleitos nessas novas eleições suplementares cumprirão mandato até 31 de dezembro de 2020, uma vez que os eleitos nas eleições de 2020 tomam posse em 1°de janeiro de 2021.