O contrato entre o município de Ilhéus e a Embasa expirou, mas como o serviço é de prestação continuada não há solução de continuidade. Por isso, a Prefeitura protocolou o projeto de lei na Câmara de Vereadores visando a regularização da situação contratual. A medida dará segurança jurídica para os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado da Bahia no município, em especial, a implantação do sistema de esgotamento sanitário na Zona Sul da cidade.

Na tarde desta terça-feira, 31,  prefeito em exercício, José Nazal Pacheco Soub, esteve na sede da empresa, em Salvador. Este encontro foi considerado importante por Nazal por que serviu para esclarecer algumas dúvidas apresentadas pelos vereadores que analisam o PL. “Agora é marcar uma nova reunião com os vereadores para finalizarmos a discussão sobre o tema e acelerar a tramitação”, disse.

Conforme o projeto, deverá ser assinado um convênio entre o município e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) do Estado da Bahia, que contemple a prestação de serviços de abastecimento de água a saneamento básico para um universo cada vez maior da população.

Novo pedido – Ainda na sede das Embasa, em Salvador, Nazal protocolou um pedido feito ao presidente da empresa, Rogério Cedraz, de estudo de viabilidade técnica para a implantação do sistema de abastecimento de água no distrito de Inema, em Ilhéus.

O pedido é fruto de uma reivindicação do presidente da Câmara, vereador Lukas Paiva. “Esta é uma necessidade básica de todas as comunidades da vasta zona rural de Ilhéus e demandas que serão apontadas quando da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico”, destacou Nazal no pedido.