A crise está em todas as atividades. Na radiodifusão ilheense não é diferente.

Há poucos dias do Colo Colo Futebol e Regatas estrear no campeonato Baiano de Futebol, versão 2017, as emissoras de Ilhéus não se programaram e portanto, dificilmente haverá transmissões e cobertura dos jogos do tigrão. A Gabriela FM, apesar de ter um programa esportivo diário, descarta toda possibilidade de cobertura dos jogos. “Fazer futebol no interior é prejuízo. Não compensa”, afirma Junior Reis, diretor presidente da emissora.

Já a Rádio Santa Cruz, uma das tradicionais da cidade e no esporte, já avisou aos seus funcionários e a equipe esportiva que não vai transmitir nenhum jogo. “Não temos condições financeiras de bancar as transmissões. Só seria possível se o time ilheense fizesse parceria com a emissora”, afirmou em reunião o seu atual diretor administrativo, John Ribeiro.

Quanto a Rádio Cultura e FM Cidade, estão totalmente descartadas. Emissoras evangélicas marcadas por programas vinculados a Igreja Universal do Reino de Deus.

Já a Rádio Bahiana de Ilhéus vive uma situação de insegurança. Apesar de bons profissionais no quadro da emissora, esta não oferece condições técnicas favoráveis para as transmissões. Isso, sem falar na carência de patrocinadores. Apesar da dificuldade…a turma estão trabalhando duro entre trancos e barrancos para tentar pelo menos transmitir os jogos no Mário Pessoa.

O QUE CONTRIBUI PARA ISTO:

*Maioria das emissoras não tem um departamento de vendas. Precisam se profissionalizar;

*Comércio local fraco. Não divulgam, não investem em publicidade. A indústria da mesma forma;

*FBF só faz sugar. Não promove nada que possa gerar uma parceria com as emissoras transmissoras;

*O ente público municipal, que apesar de ser divulgado, em nada colabora;

*E, o próprio time do Colo Colo, que sempre foi divulgado, espaço integral concedido pelas emissoras de rádios e até marketing…sem retorno algum as rádios…..

Quanto a única emissora comunitária da cidade, também vive um dilema. Dispõe apenas de um profissional da área esportiva. A rádio é limitada.

Existem na cidade de Ilhéus três emissoras AM: Rádio Cultura de Ilhéus, fundada em 08/01/1950 por Alceu Nunes (Hoje pertence ao grupo Record); Rádio Santa Cruz, fundada em 12/12/1959 por Osvaldo Bernardes (Hoje pertence ao grupo do ex-prefeito Jabes Ribeiro); Rádio Bahiana de Ilhéus, fundada em 10/02/1961 por Robert Assef (Hoje pertence a um grupo de sócios (ex-vereadores Jailson Nascimento e Gilmar Sodré). Existem também duas emissoras convencionais de Frequência Modulada: FM Cidade Ilhéus, fundada em 17/03/1986 por Roy Cox (Pertence também ao grupo Record) e a FM Gabriela, fundada em 28/06/1993 por Valderico Reis (Hoje dirigida por seu filho, Junior Reis). Em 2003 foi fundada a rádio comunitária, FM Conquista, pertencente à Associação Comunitária de Ilhéus.

Fonte: www.jornaldoradialista.com.br