O secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Paulo Sérgio, juntamente com dirigentes das entidades representativas da indústria e do comércio de Ilhéus, participou de encontro na sede da Associação Comercial e Industrial (ACII), oportunidade em que discutiram o mapeamento da economia ilheense, projetos e políticas públicas para o desenvolvimento varejista, além de melhorias que devem ser implementados, para fazer impulsionar ainda mais o setor.

Na visão do titular da Sedic, Ilhéus possui empresas devidamente registradas e com forte atuação empreendedora. Ele ressalta que esse movimento parte da ação que integra um plano de fomento no setor, mas que ao mesmo tempo, poder levar serviços e ações para o empresariado. “Ilhéus tem uma vocação empreendedora e comércio consolidado. Esses encontros servem para desenvolver estratégias de forma conjunta para enfrentar a crise que o país atravessa”, pontuou Paulo Sérgio.

PPP – O secretário destacou ainda a importância da modalidade Parcerias Público-Privadas (PPP’s), uma estratégia que deu certo ano passado. “Nos períodos de aumento das vendas, a exemplo dos meses de maio (Dia das Mães), junho (São João), agosto (Dia dos Pais) e dezembro (Natal), houve uma mobilização por parte do setor. Com a parceria, conseguimos realizar decorações alusivas aos eventos e os resultados foram imediatos, um aumento de mais de 40 por cento nas vendas e a geração de, pelo menos, dois mil empregos temporários”, lembrou.

Por sua vez, os dirigentes das entidades representativas concordaram que é preciso desenvolver as potencialidades já existentes na cidade e ressaltaram o importante papel da aproximação entre poder público e a classe empresarial. “Precisamos avançar nas discussões para a criação de outros instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade do varejo, sobretudo no desenvolvimento empresarial, além de contribuir para o mapeamento da situação educacional”, manifestaram.

Presentes na reunião, os representantes da Associação Comercial, Antônio Marcos, Libério Menezes Filho e Mário Yamamoto; Sindicato do Comércio (Sincomércio), Antônio Costa.