Durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente comemorado na quarta-feira (5), os destaques foram para importância da preservação dos recursos naturais, poluição do ar, saúde, desenvolvimento sustentável, além do avanço dos resultados alcançados no município. A segunda edição do Encontro do Meio Ambiente aconteceu no auditório do Barravento Praia Hotel e contou com a participação de órgãos governamentais, educadores, instituições sociais e ativistas ambientais.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre manifestou apoio às celebrações do dia e conclamou a sociedade para uma reflexão em favor das causas ambientais. No evento, também foram discutidas políticas públicas voltadas para o setor. No encontro, o titular do Planejamento Municipal, Bruno Miranda ressaltou a importância de se falar sobre o assunto, quando o que está em questão é a sobrevivência da humanidade, apontando, principalmente, para as futuras gerações.

Coordenado pela Superintendência do Meio Ambiente (Sema), vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), o evento exibiu painéis com os resultados alcançados ao longo do último ano, entre eles, apresentação de Licenças Ambientais, a evolução das legislações e as ações de fiscalização no município. No bojo dos avanços, o Projeto de Arborização Urbana, apresentações dos programas, Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA), Eliminação de Lixeiras Viciadas, e, Ilhéus Sem Canudo.

O representante do Ministério Público do Estado, Dr. Paulo Sampaio elogiou o município de Ilhéus quando o assunto é poluição sonora. “Nós somos referência para o Estado, inclusive até para ouras instituições. Tanto o Ministério Público quanto a Sema, são órgãos que estão à disposição dos interessados, amadores ou profissional, para dar as explicações necessárias e dizer quais são os limites de acordo com a área e com os horários”. Orientou o promotor de justiça.

“Estar no Dia do Meio Ambiente trazendo resultados positivos é um marco para esta cidade. Mostrar o que o governo municipal vem desenvolvendo é algo fantástico e precisa ser registrado. Trabalhamos sempre em parceria com outras secretarias e com outras instituições, porque consideramos que o Meio Ambiente somos nós”, afirmou a superintendente de Meio Ambiente, Joelia Sampaio.

O evento, acompanhado da cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), contou com a participação do vereador Gil Gomes; presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça; representando o Grupo de Trabalho (GT), Odailson Aranha; presidente da Coolimpa, Deizemeire da Silva, pró-reitor de extensão da Uesc, Alessandro Fernandes; integrantes do Grupo de Amigos da Praia (GAP) e sociedade civil.