No 3º Encontro do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsec, com o apoio da Amurc e dos Institutos Natura e Arapyaú, secretários e técnicos municipais foram orientados nesta sexta-feira (15), sobre os desafios da Base Nacional Curricular Comum para a nova educação no Brasil e o papel dos Conselhos Municipais de Educação.

A atividade foi construída tendo como referência as questões que estão em debate na Educação Nacional e que permeiam o dia a dia do gestor. De acordo com o coordenador do Projeto Rede de Apoio à Educação – RAE do Instituto Natura, André Lopes, “o encontro reforçou a importância dos secretários municipais, que até o final do ano participarão de mais dois eventos com assuntos que são sempre pertinentes a área da educação no Território”.

Na pauta do encontro, a ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repolho apresentou os elementos da Base Nacional Curricular Comum, que deve ser aprovada até o final do ano. A proposta é definir quais os conteúdos serão ensinados em sala de aula em todo o país. Segundo ela, a ideia é “organizar o sistema de ensino e dar coerência do que se aprende na escola”.

A secretária de Educação de Itabuna e presidente do Forsec, Dinalva Melo defendeu que o debate entre os profissionais devem continuar, pois são mudanças importantes para cada aluno em qualquer lugar do país. “O secretário precisa estar atento a isso, pois ele não só vai garantir as discussões dos projetos políticos pedagógicos nas escolas, mas também as próprias diretrizes estabelecidas por cada município, levando em conta toda essa história e pressuposto”.

Já a presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento apresentou aspectos da Gestão Democrática dos Sistemas Municipais de Educação e atuação dos Conselhos Municipais. A necessidade de interlocução entre as esferas municipais foi apontada como uma relação necessária para que a Gestão Democrática aconteça. “É a perspectiva fundamental para a garantia do direito fundamental à educação”.

Fomento a Educação

A parceria com os Institutos Natura e Arapyaú tem conquistado a realização de projetos importantes para a Educação no Sul da Bahia. De acordo com a analista de projetos do Arapyaú, Bárbara de Carvalho Vasconcelos, à medida que os gestores de educação são capacitados, tem-se o fortalecimento dos vínculos e a condição de fazer a educação com mais qualidade. “A gente acha que é essencial fortalecer e, entendemos que para nossa atuação regional, a Amurc é o parceiro principal”.

Formação de gestores

Como planejamento de ações do Forsec previstas para 2017, a Amurc em conjunto com os Institutos Natura e Arapyaú se reuniu nesta quinta-feira, 14, com o Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, com o objetivo de construir uma parceria institucional visando a criação de cursos voltados para a Gestão Pública da educação dos municípios.