A política de formação de leitores idealizada pela Secretaria de Educação de Canavieiras vem desenvolvendo uma série de iniciativas. Em homenagem ao “Dia Nacional do Livro Infantil”, comemorado em 18 de abril, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, as escolas municipais Noécia Vidal Cavalcanti e Dr. Benício Machado prestaram homenagens ao autor, com projetos de incentivo à leitura de suas obras e inauguração de uma biblioteca.

A equipe pedagógica da Escola Noécia Vidal Cavalcanti criou o projeto “Monteiro Lobato e Noécia na valorização dos talentos” para os alunos do Ensino Fundamental I. Durante toda a semana que antecedeu a data, os alunos foram estimulados a ler as obras do escritor e produzir textos criativos, se transformando em verdadeiros contadores de histórias.

Segundo a diretora da Escola Noécia Vidal Cavalcanti, Ana Cristina Castro Alves, com os textos prontos, os alunos foram orientados pelos seus professores a fazer uma análise crítica de suas redações, observando técnicas textuais, como estrutura, coesão e coerência. “Já percebemos um certo  avanço dos alunos na comunicação e compreensão de textos. Nosso propósito, com essas ações, é de fazer da leitura, da produção textual e do exercício da criação, práticas constantes no cotidiano da escola e da vida dessas crianças”, explicou a educadora.

O projeto foi realizado durante toda a semana, culminando com a apresentação das produções realizadas pelos alunos durante a “Semana Literária”. Dentre os trabalhos realizados, encenações de pequenas peças teatrais, musicais (com Jorge Carvalho) e declamações de poesias (com Ely Carvalho). No sábado (18), palestra do professor Ari Coutinho sobre “Astrologia Dentro da Literatura”.

Com o mesmo objetivo de incentivar o hábito da leitura e escrita, a Escola Dr. Benício Machado inaugurou sua biblioteca, na última quarta-feira (17). A inauguração contou com doação de livros pela comunidade e uma performance em homenagem a Monteiro Lobato com alunos vestidos de personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Para a coordenadora pedagógica do Benício Machado, Tâmara Costa, na escola os professores já possuem uma rotina organizada voltada ao incentivo da leitura prazerosa. “Já temos o Projeto `Ler é um prazer’, para a formação de alunos leitores críticos e participativos. A biblioteca será mais uma ferramenta onde os alunos poderão continuar viajando pelo mundo da leitura e apreciar ainda mais essa prática tão importante”, explicou a coordenadora.

A secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, explica que é impossível desvincular educação da leitura e por isso a importância desses estímulos. “Essas ações, consequentemente, melhoram o rendimento dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos, e nada mais justo do que homenagear o escritor Monteiro Lobato”, concluiu.