O pior acidente da mineração brasileira é retratado no espetáculo Mariana – a história que se perdeu, do grupo A-rrisca Cia de dança.

Em cartaz nos dias 20 e 27 de janeiro, às 19h na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, a montagem tem como tema o desastre ambiental ocorrido no dia 05 de novembro de 2015, na barragem fundão (em Mariana-MG). A tragédia ocorreu após o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton.

O acidente provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avançava pelo Rio Doce.

O “tsunami” de lama deixou moradores desabrigados e matou 19 pessoas. No total 35 cidades no estado de Minas Gerais e 3 no Espírito Santo foram afetadas. As consequências para o meio ambiente também foram péssimas. O mar de areia, ferro e outras substâncias arrasou com a mata ciliar do Rio Doce (quinta maior bacia hidrográfica do país), contaminou suas águas e ainda provocou a morte de 11 toneladas de peixes e outros organismos

A apresentação, idealizada e produzida pelas alunas do primeiro Módulo do Curso Técnico Profissionalizante de Dança do grupo A-rrisca, retoma os debates sobre meio ambiente e a pouca importância direcionada a um dos maiores crimes ambientais da história da humanidade.

Imperdível!

O quê: Mariana – a história que se perdeu

Quando: dias 20 e 27 de janeiro, às 19h

Onde: Tenda do Teatro Popular de Ilhéus.

Igressos: R$ 20,00 inteira / R$10,00 meia.