O Exército dos Estados Unidos está preparando uma grande movimentação militar para realizar um exercício aéreo com a Coreia do Sul. Serão 230 aviões dos dois países realizando testes de ataque a bases nucleares. A manobra pretende ser uma nova exibição de força para a Coreia do Norte.

Com a chegada de novas aeronaves americanas à Coreia do Sul neste domingo (3), os dois países se preparam para iniciar amanhã o exercício batizado como “Vigilant Ace”, que ocorrerá em efetivo até 8 de dezembro. Vale ressaltar que o exercício já estava planejado antes do míssil lançado pela Coreia do Norte na última quarta-feira (29), no entanto o Pentágono não costuma enviar tantos aviões para a “Vigilant Ace”, o que mostra o tamanho da tensão existente entre os Kim Jong-un e Trump.

A operação faz parte no acordo firmado em outubro entre Washington e Seul para ampliar a “presença rotacional” de ativos estratégicos americanos na península coreana. O objetivo é pressionar Pyongyang para que o regime de Kim Jong-un volte a mesa de negociações e desista de tornar o país em uma potência nuclear. Com informações da EFE.