Na sessão da quarta-feira (30) da Câmara de Vereadores de Ilhéus, alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), utilizaram da tribuna da casa, a convite do vereador Ivo Evangelista, para solicitar apoio do Executivo municipal na obtenção de um transporte gratuito para os universitários.

A dificuldade apresentada pelos estudantes é em relação ao longo e custoso percurso realizado diariamente por eles. A sede da UFSB fica localizada em Ferradas, distrito de Itabuna. Segundo eles, muitas desistências são ocasionadas por conta dos alunos, em sua grande maioria não terem condições de pagar a passagem por estarem desempregados ou terem apenas a ajuda de familiares.

O art. 5o da lei federal 12.816/2013 afirma que “A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento”. De acordo com o vereador Ivo Evangelista, “ criamos uma emenda parlamentar, que já possui 13 assinaturas e será enviada ao Executivo municipal para que o custeio do transporte universitário conste no orçamento do próximo ano”.