Ainda esta semana, alunos da Escola Nucleada Aritaguá II, que funciona em Ponta da Tulha, localidade rural de Ilhéus receberam a visita da equipe do Programa Dentista do Bem. A ação é gerenciada pela organização social Turma do Bem (Tdb), que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. A triagem foi feita pela cirurgiã dentista e responsável por gerenciar o “Dentista do Bem” em Ilhéus, Meire Suely Almeida Dias e por duas assistentes.

A triagem consistiu na realização de um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada estudante, que preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Vários alunos com idades entre 11 e 17 participaram da ação. Cerca de 50 jovens deverá ser contemplada nesta unidade escolar. Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento odontológico gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos.

HOMENAGEM

A cirurgiã-dentista ilheense, Meire Suely Almeida foi uma das homenageadas durante o Encontro Sorriso do Bem, promovido pela Rede Internacional Turma do Bem (TdB), que ocorreu em São Paulo, entre os dia 5 e 8 de novembro. Meire Suely, que coordena o “Dentistas do Bem” em Ilhéus foi escolhida entre os 10 melhores dentistas da Rede TdB. Todos os 400 coordenadores da rede participaram da seleção, que depois selecionou 50, 20, 10, 5 e por último 1, selecionado como o melhor dentista da rede TdB este ano.

A Turma do Bem é uma organização social fundada em 2002 e o Dentista do Bem é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de 16 mil cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito. O programa atua no Brasil, em Portugal e em mais 12 países da América do Sul. Em Ilhéus, o programa conta com o apoio de cerca de 50 dentistas, todos voluntários e que dão suporte ao trabalho coordenado por Meire Suely e que ajudam a mudar a vida de crianças e adolescentes carentes de Ilhéus.