A indústria brasileira teve o pior desempenho entre os principais países do mundo neste início de ano, mas economistas enxergam sinais de que o pior momento do setor pode ter ficado para trás.

A produção no país encolheu 11,2% de janeiro a março ante o mesmo período do ano passado. Foi o pior resultado entre 130 países e abaixo da média mundial, que cresceu 2,1%. É o que mostra levantamento do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), com dados da Unido, braço da ONU voltado ao desenvolvimento da indústria.

Também com desempenhos ruins aparecem Noruega e Rússia, com perda de 6,4% e 3,4% na produção industrial, respectivamente, afetados pela queda do preço do barril de petróleo. O relatório destaca a aceleração da produção na China (7,4%) e o crescimento na Indonésia (3,7%), que se tornou uma das dez maiores produtoras de manufaturas.

A indústria brasileira perdeu competitividade nos últimos anos com o real valorizado, o que incentivou importados. Agora, sofre com a forte queda da demanda, efeito da recessão econômica.