O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (29) uma nova rodada de sanções contra seis entidades associadas ao programa de mísseis balísticos do Irã, após o lançamento ontem de um foguete espacial iraniano portador do satélite Simorq. A informação é da EFE.

Os foguetes espaciais usam tecnologias que “estão estreitamente relacionadas com as dos mísseis balísticos internacionais, e este lançamento supõe um passo ameaçador por parte do Irã”, assinalou o Departamento do Tesouro americano em comunicado.

As entidades afetadas são: Shahid Karimi Industries, Shahid Rastegar Industries, Shahid Cheraghi Industries, Shahid Varamini Industries, Shahid Kalhor Industries e Amir al Mo’Menin Industries, todas elas vinculadas ao Shahid Hemmat Industrial Group, responsável pelo desenvolvimento e produção dos mísseis balísticos iranianos de propulsão líquida.

“Estas sanções atingem entidades-chave envolvidas no programa de mísseis e reforçam as profundas preocupações a respeito do desenvolvimento contínuo dos testes de mísseis balísticos e de outros comportamentos provocadores do Irã”, afirmou Steven Mnuchin, secretário do Tesouro dos EUA.