No próximo domingo, dia 10, a comunidade da Lagoa Encantada, na zona rural de Ilhéus, realiza o evento “Ame, Cuide, Preserve”, que busca difundir, entre os próprios moradores, a consciência da conservação ambiental, além de potencializá-la como destino turístico no município. A iniciativa é promovida pela Lagoa Encantada Cidadania e Turismo Sustentável (Lects), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Conhecida como um recanto de belezas naturais, durante o evento, a Lagoa contará com programação diversa, que começa às 10h, com um culto ecumênico. No decorrer do dia, acontecem palestras e oficinas sobre conservação ambiental, turismo e sustentabilidade.

Exposições de peças produzidas por artesãos locais, oficinas de culinária com foco em reutilização de alimentos e o lançamento do projeto Adote uma Lixeira completam a programação, que será encerrada com show musical de Nego e Alana. Também são parceiros da iniciativa, o Sebrae e o trade turístico do município.

De acordo com o guia turístico José Humberto, coordenador do evento, esse trabalho de promoção do destino Lagoa Encantada vem sendo maturado há alguns anos, “já que é uma localidade que reúne gastronomia, atrativos naturais, fazendas de cacau, opções de atividades de aventura, entre outros pontos positivos, e que precisa ser valorizada”.

Lagoa – Situada numa área de Floresta Atlântica preservada, a Lagoa Encantada é uma área de proteção ambiental. São 14 quilômetros quadrados de espelho d´água, cercados por Mata Atlântica, cachoeiras, ilhas flutuantes, vila de pescadores, fazendas de cacau e uma grande diversidade animal.