O Barcelona NE, da cidade de Itabuna, contratou um campeão baiano para diretor – José Maria de Almeida, ex-presidente do Colo Colo de Ilhéus que deu ao clube o único título de campeão baiano da região. Ele teve uma gestão elogiada e premiada, lembrada com saudade pelos torcedores. Agora José Maria, que também é jornalista, encara este novo desafio.

Segundo Weliton Nascimento, presidente da Adilis e mentor do projeto Barcelona Nordeste, “José Maria é o melhor nome possível, um mito, uma lenda do futebol baiano”. Ele conta que analisou cerca de 20 pessoas que poderiam ocupar o cargo.

“Quando cheguei ao nome de José Maria, sabia que não precisaria procurar mais. Procurei o contato, conversamos várias vezes por telefone e, finalmente, batemos o martelo,” nos contou Weliton. Já Almeida pensava muito em voltar ao futebol, sua paixão.

Zé Maria, ex-presidente do Colo Colo, indo para a cidade de Itabuna.

Projeto sério

“Porém, eu só queria voltar se fosse para um projeto sério e encontrei isso no Barcelona Nordeste. Já tinha me informado sobre Weliton e só ouvi elogios sobre ele”. afirma Zé Maria.

José Maria ficará responsável pelos contatos com a Federação Baiana de Futebol, criar a estrutura da sede, buscar patrocínios e apoios, encontrar um local para centro de treinamento, indicar treinadores, comissão técnica e atletas.

Weliton Nascimento, CEO/Adilis

Ele também vai, junto com a Adilis, fazer o planejamento do clube. “Queremos um clube que pense em alto nível de futebol, educação, zelo, respeito à torcida e patrocinadores, jogadores de qualidades especiais, sem interferência de quem quer que seja,” explica Weliton.

Barcelona NE

O projeto iniciado por Weliton Nascimento tem uma meta de, em 5 anos, colocar o clube na Série C do Brasileirão. “Por enquanto temos convite formal para disputar a Copa Governador da Bahia, que vale vaga na Série D do Brasileiro”.

Inicialmente, a Adilis vai aportar R$ 200 mil para disputar a copa. Apesar desta ser a prioridade do Barcelona Nordeste, é possível que o time ainda dispute a Copa 2 de Julho. “Temos o convite, mas ainda não confirmamos. A prioridade será a copa do estado”.

Weliton conta que a previsão de investimento ao longo dos 5 anos será de pelo menos R$ 2.500.000. Isso, o aportado pela Adilis, além de outras receitas oriundas de sócios-torcedores. O Barcelona NE será administrado por Weliton, pastor Márcio Cerqueira e Álvaro Castro.