O empresário ligado ao PT Fernando de Moura, um dos delatores da Operação Lava Jato, afirmou aos procuradores da força-tarefa, na última quinta-feira, 28, que Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, recebia “um cala boca” de dois empreiteiros denunciados no esquema de corrupção na Petrobrás.

“Teve o processo todo do mensalão, quando ele cumpriu pena de serviço comunitário. Me parece que o Silvio recebia da OAS e da Ultratec, que (hoje) é a UTC”, afirmou Moura, interrogado pelo Ministério Público Federal em um procedimento para apurar quebra do acordo de delação premiada.

Ele diz ter ouvido que os pagamentos ocorreram quando Silvio Pereira, conhecido no PT como Silvinho, cumpria pena alternativa. Os pagamentos teriam durado até recentemente. “Parece que o Silvio estava recebendo, que era o Leo (Pinheiro, da OAS) e o Ricardo (Pessoa, da UTC).”

Questionado pelo procurador da República Roberson Pozzobon, da força-tarefa da Lava Jato, sobre detalhes dos recebimentos de Silvinho Pereira, o empresário disse saber que eram R$ 50 mil “em dinheiro vivo”. “Parece que foi até mais para frente, deve ter acabado quando prenderam o Léo e o Ricardo”, disse Moura. Os dois empreiteiros foram presos em 14 de novembro de 2014, alvos da 7ª fase da Lava Jato – batizada de Juízo Final.