Um dos termômetros que nós Ilheenses temos para saber se a temporada de férias e de verão realmente chegou a Ilhéus é a movimentação de pessoas, automóveis e atividades que se concentra na Avenida Soares Lopes, no Centro de Ilhéus, nos últimos meses do ano.

Em pleno dezembro de 2015 Ilhéus, efetivamente, não dava sinais de que o verão e suas alegrias haviam chegado. Não dava!

Este cenário mudou radicalmente na noite de 25 de dezembro, com a inauguração da Expoilhéus. A Avenida Soares Lopes explodiu em movimento frenético de turistas, nativos, visitantes e comerciantes, que simplesmente demarcaram o início da temporada de verão 2016 em nossa cidade.

Enorme movimento, engarrafamento de veículos e carros estacionados desde a Avenida Dois de Julho até a tenda do Teatro Popular de Ilhéus, em todos os locais possíveis. Centenas de pessoas circulando. Pessoas comprado, vendendo, namorando, passeando com a família, prestando serviços, distraindo-se e o pavilhão da Expoilhéus quase intransitável, tamanho o número de pessoas que acorreu àquele espaço.

A Expoilhéus, associada ao Parque de Diversões e aos vendedores fixos e ambulantes que, com maior ou menor qualidade, oferecem produtos e pequenos serviços na Soares Lopes ainda são a fórmula do sucesso do verão em Ilhéus. São a graça de nossa cidade, o atrativo de nossos turistas e a quebra da monotonia para nós, ilheenses.

Em uma Ilhéus onde quase nada muda, quase nada avança, quase nada se renova com caráter positivo, desde a política até a economia; desde as expectativas que temos junto ao povo até nossas descuidadas vias urbanas, temos sim que comemorar com efusiva alegria os eventos de fim de ano que, baseados sobretudo na iniciativa privada – expositores e empresários, pequenos ou grandes – movimenta, emprega, dinamiza, alegra e vitaliza nossa cidade.

Até mesmo o poder público do Município é obrigado a fazer algo, a mexer-se minimamente, para tentar surfar na boa onda suscitada pelos investimentos e ganhar alguns dividendos políticos sobre aquilo que em nada ou quase nada ajudou. E nisso, admitamos, nossos gestores são verdadeiros mestres!

Que o espírito da Expoilhéus permaneça conosco não só no verão, mas durante todo o ano de 2016. Que cada um de nós tente fazer algo novo, investir, trabalhar, empreender, criar e, a partir do próprio engenho, arte e suor, realizar algo de bom para si próprio, para nós mesmos e para nossa cidade.

Quanto ao poder público de nosso município, se não atrapalhar já estará ajudando bastante. Acostumados que estamos à sua inação, à sua incapacidade de nos ajudar a forjar um futuro melhor, bem pouco esperamos dele. Mas ainda não perdemos a esperança em nós mesmos.

Apesar dos pesares, avança Ilhéus, a partir do esforço de cada um de nós, para construirmos um 2016 melhor!

Autor: Júlio Cezar de Oliveira Gomes. e-mail: juliogomesartigos@gmail.com

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a autoria.