Como ocorre a cada campanha eleitoral, a Faculdade de Ilhéus abre as portas da instituição para ampliar o debate democrático pela valorização da cidadania. Este ano, o projeto “Momento Político” realiza, nos próximos dias 17 e 18 de setembro, das 19 horas às 21h40min, no auditório “Profa. Adélia Maria de Carvalho Melo”, debate entre postulantes aos mandatos de deputado estadual e de deputado federal nas eleições de 2018. No dia 17, o evento reúne os candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia, e no dia 18, os candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.

De acordo com a diretora Acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, o objetivo do projeto é oferecer uma oportunidade aos candidatos regionais para apresentação das propostas de campanha à comunidade universitária e convidados externos.  Por meio deste espaço, serão abordadas questões referentes aos temas da saúde, educação, meio ambiente, transporte, segurança, cultura, turismo, habitação, fiscalização do poder executivo e projetos específicos para a região do cacau.

A iniciativa da Faculdade de Ilhéus foi também realizada nas últimas eleições, sempre com intensa participação dos estudantes, professores e da comunidade em geral. A programação dispõe 1 minuto e 30 segundos para a apresentação inicial dos candidatos e, em seguida, acontece a fase de perguntas e respostas a respeito das principais propostas da respectiva campanha e projetos para a região Sul da Bahia. A ordem de apresentação será feita mediante sorteio.

Ao fim do bloco de perguntas, os candidatos poderão fazer suas considerações finais. A Faculdade de Ilhéus avisa que “não serão admitidas ofensas pessoais, nem utilização de material de campanha, a exemplo de panfletos, bandeiras, “santinhos”, faixas e apitos, no interior da instituição. ”.