Apesar de a fase de classificação da Série A do Baianão 2016 ter sido encerrada no final da tarde do último domingo (13), os confrontos da disputa contra o rebaixamento só foram definidos. A formação dos dois duelos contra o descenso foi conhecida após o desempate de critérios entre Jacuipense e Colo Colo.

Os dois clubes, últimos colocados da classificação geral, terminaram a primeira fase com os mesmos números. Ambos fizeram dois pontos, não ganharam nenhum dos seis jogos disputados, empataram duas partidas, sofreram quatro derrotas, marcaram seis gols, levaram 14 e tiveram um saldo de -8 e 11,11% de aproveitamento. Com isso, a definição das colocações dos dois clubes passaria pelo resultado do confronto direto entre eles.

Mas, o equilíbrio também prevaleceu na disputa dentro de campo, no 11 contra 11. O Tigre de Ilhéus e o Leão do Sisal empataram em 2 a 2 no dia 6 de março.

Assim, de acordo com o regulamento da competição, a definição das posições vai para o último critério de desempate, o de números de cartões vermelhos, seguido pelo de cartões amarelos recebidos por cada equipe. A Federação Bahiana de Futebol (FBF), através do presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim teve acesso  ao conteúdo das súmulas dos jogos de Jacuipense e Colo Colo, contra Juazeirense e Vitória da Conquista e resolveu antecipar a contagem dos cartões, que inicialmente seria realizada na segunda-feira (14).

O Colo Colo, na derrota por 4 a 1 para o Galícia, levou um cartão amarelo, o que totalizou 17 amarelos e dois vermelhos em toda a primeira fase. Já o Jacuipense também levou um amarelo neste domingo, na derrota por 2 a 0 para a Juazeirense, e totalizou 15 cartões amarelos em toda a fase de classificação.

Por ter recebido dois cartões vermelhos, contra nenhum do time de Riachão do Jacuípe, o Tigre de Ilhéus acabou na última colocação da classificação geral da primeira fase. Assim, os confrontos para definir os rebaixados para a Série B do Baianão 2017 ficaram assim definidos: Vitória da Conquista (9º) x Colo Colo (12º) e Feirense (10º) x Jacuipense (11º).

O Bode e o Tricolor de Feira de Santana têm a vantagem de jogar por dois resultados iguais e realizar o jogo de volta nos seus mandos de campo. Já a tabela com datas e locais das partidas será divulgada pela FBF nesta segunda.