A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou, no mês de maio, a realização do inédito Curso Licença B para Treinadores de Futebol de Base em Salvador. Após meses de expectativa, o curso, pela primeira vez promovido pela CBF em uma cidade do Norte Nordeste já tem data confirmada.

Ele será realizado entre 15 e 26 de novembro, na Capital baiana, em local ainda a ser definido pela entidade. Uma reunião entre o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente, Ricardo de Lima, e o responsável pela operação do curso na CBF Academy, Henrique Daimond, nesta terça-feira (3) definiu os últimos detalhes.

Os interessados devem ficar atentos às novidades e mudanças, principalmente no que diz respeito às inscrições.

Os interessados ainda podem se inscrever para uma das 50 vagas disponibilizadas. Para isso devem acessar o portal http://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt/inscricoes/conf_cpf.php?id=65 e preencher o formulário de inscrição referente ao curso de Salvador. O procedimento deve ser realizado por todos os candidatos, até mesmo aqueles que haviam feito uma pré-inscrição por meio de e-mail enviado à FBF.

É importante deixar claro, mais uma vez, que não é qualquer profissional, seja ele de Educação Física ou não, que poderá participar do curso. Existem pré-requisitos estabelecidos e cobrados pela CBF. O primeiro deles é que o candidato deve possuir o Certificado de conclusão da Licença C da própria entidade.

Para os que não possuem o Curso de Licença C, as únicas hipóteses de poderem participar do curso são: ser ex-atleta de futebol profissional, com ensino médio completo e com experiência de pelo menos 7 temporadas completas de carreira comprovadas; ou ser técnico de equipe de futebol de base, com ensino médio completo e com experiência de pelo menos 5 temporadas completas em atividade comprovadas.

Será considerado para a contagem de tempo a atuação como treinador principal de categorias de base de equipes que disputam as competições nacionais e estaduais. Experiência com competições que não se enquadram nas citadas acima ou em competições internacionais, terão seus Currículos analisados de forma personalizada.

Os auxiliares-técnicos e preparadores físicos com o mínimo de 10 anos (10 temporadas completas) atuando em equipes de categorias de base, poderão pleitear o ingresso na Licença B, após análise técnica personalizada do currículo.


Foto: João Camargo / CBF Academy 

O Curso –O Curso Licença B da CBF para Técnicos de Futebol de Base tem uma carga horária de 200 horas, sendo 140 horas de disciplinas teórico-práticas, 20 horas de estudos especiais e tutoria e 40 horas de Acompanhamento e Observação de Treinamento supervisionado obrigatório.

O corpo docente é formado por profissionais do mais alto gabarito, com atuações em grandes clubes, na própria CBF e na FIFA.

Os participantes receberão um pen drive com todas as apresentações ministradas durante o curso, servindo de base para os estudos. O material esportivo assim como os recursos de multimídia serão disponibilizados pela CBF.

Durante o curso, os alunos deverão passar por avaliações teórico – práticas para obterem a certificação. As avaliações a serem desenvolvidas pelos professores podem constar de provas escritas, simulação de aulas / treinamentos, trabalhos em grupos, portfólios e seminários.

Ao final, os aprovados receberão o certificado oficial CBF e a Licença B para atuarem como técnicos de equipes de base.

O curso tem um valor total de R$ 7.250,80. Para quem não possui a Licença C será acrescido o valor de R$ 840, devido à necessidade de nivelamento de conteúdo. Profissionais de clubes filiados têm desconto de 10%.

Quem optar pelo pagamento à vista terá 5% de desconto. Há, também, possibilidade de pagamento em 8x sem juros por boleto bancário e 12x sem juros em cartão de crédito.

Para mais informações sobre o curso, disciplinas e pré-requisitos, os interessados devem acessar o site http://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt/licencas/view.php?id=113.

LICENÇA C

Neste período de ajustes para a realização da Licença B em Salvador, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues conseguiu mais uma importante vitória. A Capital Baiana terá, também, o curso de Licença C.

Este será realizado em 2018, entre os meses de julho e agosto. A Licença C tem como público alvo profissionais que atuam ou desejam atuar como treinadores/professores de escolinhas de futebol para crianças e adolescentes.

Os professores são capacitados e qualificados com uma carga horária 140 horas/aulas, sendo 90 horas de disciplinas teóricas e práticas de conteúdo específico, 20 horas de estudos especiais e tutoria e 30 horas de Acompanhamento e Observação de Treinamento.

Para participar da Licença C o interessado deve ter formação em Educação Física e/ou Esporte (Licenciatura ou Bacharelado); ou ser estudante de Educação Física e/ou Esporte que esteja cursando o último ano; ou ser ex-atleta de futebol profissional com Ensino Médio Completo e com pelo menos 7 anos de carreira comprovada em atividade; ou ser treinador treinador/professor de escolas de futebol com Ensino Médio Completo e com pelo menos 5 anos de experiência comprovada.

Os valores da Licença C, o período de inscrições e as datas da realização em Salvador serão divulgados pela CBF Academy no início de 2018.