HISTÓRIA DA PARÓQUIA – A Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Bairro Alto da Boa Vista, antigo Pacheco, Zonal Centro Sul da Diocese de Ilhéus na Cidade de Ilhéus, começou as suas atividades no ano de 1981, quando ainda era Bispo o nosso Saudoso e querido Dom Frei Valfredo Bernardo Tepe. O Bispo tinha tanto carinho por esta Comunidade que durante 12 anos contribuiu para estabelecer evangelização no Bairro que na época tinha o nome de Alto do Pacheco, juntamente com o Padre Alberto Krushevisk no período de 1981 à 1993.

Os encontros para a Celebração Eucarística, normalmente eram realizados na casa de uma família muito Católica e que tinha juntamente com o Bispo e o Padre, o sonho de se construir uma Igreja no Bairro. A Família de Tia Berta, como era conhecida, contribuiu muito para a realização deste sonho.

Os outros Padres que atuaram antes de ser Paróquia foram os seguintes: Padre Bené – 1993 à 1995; Padre Evandro – 1995 à 1996; Padre Amário – 1996 à 1997; Padre Adauto – 1997 à 1998; Padre Gilberto Antônio dos Reis – Padre Gil – 1998 à 2000; Pe. Xavier – 2001 a 2003. Hoje os Limites Geográficos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, são os seguintes: ao Norte – Paróquia Santa Rita de Cássia, Conquista; ao Sul – Paróquia São Jorge, Centro; ao Oeste –Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Malhado; e ao Leste – Oceano Atlântico.

Já em 2001, na Condição de Quase-Paróquia, veio prestar os seus serviços nesta Comunidade, o Padre Xavier que ficou até o ano de 2003, A Quase-Paróquia, tinha um terreno vasto para atuar, inclusive tendo as Comunidades Nossa Senhora das Vitórias, do Hospital São José, Capela da Piedade (Alto Teresópolis) e São Tiago (Alto da Tapera Velha); hoje, elas não pertencem mais a esta Paróquia, mas temos a alegria de contar com a Comunidade Nossa Senhora de Fátima na Cidade Nova.

Finalmente, chegou o Grande dia da Criação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, quando o Bispo Dom Mauro Montagnoli, juntamente com o Padre da época, Edvaldo Oliveira, concluíram o ato de Ereção a Paróquia, que foi no dia 16 de dezembro de 2003, aquela terça-feira a noite foi um dia de Festa e muita Alegria para o Padre, o Bispo e principalmente todos os Fiéis, que ali estiveram presentes, naquele momento tão marcante e histórico, acreditamos que provavelmente na Igreja não coube a grande quantidade de pessoas que compareceram naquela grande Festa de Fé, pois compareceram Fiéis e Padres da nossa Diocese, especialmente das Paróquias dos Zonais Centro Norte e Centro Sul.

A partir daí, tivemos a presença de vários outros Padres que fizeram parte destes 13 anos de Evangelização, foram eles: O Padre Edvaldo Oliveira – 2003 à 2005; Padre Juarez – 2005 à 2007; Padre Gilberto Antônio dos Reis (Padre Gil) -2007 – 2014, até chegarmos ao nosso Pároco atual o Padre João Boaventura Oiticica que tomou posse no dia 14 de janeiro de 2014.

Queremos aqui lembrar também a participação de todos os Fiéis que de forma direta ou indireta, colaboraram na Construção desta Igreja, dentre eles destacamos Vicente e Ludival (fotógrafo) que batalharam muito para que hoje estivéssemos com uma Igreja muito bonita. Não podemos esquecer também dos Catequistas que estiveram aqui nossas Crianças.

O grande desafio da Paróquia para as Comemorações do seu Jubileu de Cristal (15 anos de Ereção a Paróquia), que será comemorado daqui há dois anos (2018), será a Construção da Casa Paroquial ao lado da Igreja Matriz, um Projeto será do Arquiteto Luiz Henrique e que contará com o apoio de mais outras pessoas da Comunidade.

 

Portanto, No dia 16 de dezembro de 2016, que este ano cairá numa sexta-feira, estaremos então completando e comemorando 13 anos de Atuação Evangelizadora no Alto da Boa Vista em Ilhéus, sobe os olhos e a Proteção da Padroeira da América Latina, e a Intercessão do Índio San Juan Diego, o Anunciador da Virgem Santíssima, que aqui recebe o Título de Nossa Senhora de Guadalupe.

Informações: Cúria Diocesana, Dom Mauro Montagnoli, Site da Diocese de Ilhéus (http://www.diocesedeilheusba.com.br) e Fiéis da Igreja Matriz no Alto da Boa Vista.

Criação e Edição do Texto: PASCOM – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe no Alto da Boa Vista em Ilhéus.

HISTÓRIA DA PADROEIRA – Um sábado de 1531 a princípios de dezembro, um índio chamado Juan Diego, ia muito de madrugada do povo em que residia à cidade do México a assistir a suas aulas de catecismo e para ouvir a Santa Missa. Ao chegar junto à colina chamada Tepeyac amanhecia e escutou uma voz que o chamava por seu nome.

Ele subiu ao cume e viu uma Senhora de sobre-humana beleza, cujo vestido era brilhante como o sol, a qual com palavras muito amáveis e atentas lhe disse: “Juanito: o menor de meus filhos, eu sou a sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Desejo vivamente que me construa aqui um templo, para nele mostrar e prodigalizar todo meu amor, compaixão, auxílio e defesa a todos os moradores desta terra e a todos os que me invoquem e em Mim confiem. Vá ao Senhor Bispo e lhe diga que desejo um templo neste plano. Anda e ponha nisso todo seu esforço”.

 

Retornou a seu povo Juan Diego se encontrou de novo com a Virgem Maria e lhe explicou o ocorrido. A Virgem lhe pediu que ao dia seguinte fora novamente falar com o bispo e lhe repetisse a mensagem. Esta vez o bispo, logo depois de ouvir Juan Diego disse que devia ir e lhe dizer à Senhora que lhe desse alguma sinal que provasse que era a Mãe de Deus e que era sua vontade que lhe construíra um templo.

 

De volta, Juan Diego achou Maria e lhe narrou os fatos. A Virgem lhe mandou que voltasse para dia seguinte ao mesmo lugar, pois ali lhe daria o sinal. Ao dia seguinte Juan Diego não pôde voltar para colina, pois seu tio Juan Bernardino estava muito doente. A madrugada de 12 de dezembro Juan Diego partiu a toda pressa para conseguir um sacerdote a seu tio, pois se estava morrendo. Ao chegar ao lugar por onde devia encontrar-se com a Senhora preferiu tomar outro caminho para evitá-la. de repente Maria saiu a seu encontro e lhe perguntou aonde ia.

 

O índio envergonhado lhe explicou o que ocorria. A Virgem disse a Juan Diego que não se preocupasse, que seu tio não morreria e que já estava são. Então o índio lhe pediu o sinal que devia levar a bispo. Maria lhe disse que subisse ao cume da colina onde achou rosas de Castela frescas e colocando-as no poncho, cortou quantas pôde e as levou a bispo.

 

Uma vez diante de Dom Zumárraga Juan Diego desdobrou sua manta, caíram ao chão as rosas e no poncho estava pintada com o que hoje se conhece como a imagem da Virgem de Guadalupe. Vendo isto, o bispo levou a imagem Santa à Igreja Maior e edificou uma ermida no lugar que tinha famoso o índio.  Pio X a proclamou como “Padroeira de toda a América Latina”, Pio XI de todas as “Américas”, Pio XII a chamou “Imperatriz das Américas” e João XXIII “A Missionária Celeste do Novo Mundo” e “a Mãe das Américas”.

 

A imagem da Virgem de Guadalupe se venera no México com maior devoção, e os milagres obtidos pelos que rezam à Virgem de Guadalupe são extraordinários.

 

Pesquisa Realizada no Site

http://www.salverainha.com.br/Historia_de_Guadalupe.html

 

HISTÓRIA DO INDIO SAN JUAN DIEGO – Era um índio nativo nascido em 1474, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como “águia que fala” ou “aquele que fala como águia”. Era um índio pobre, pertencia à mais baixa casta do Império Asteca, sem ser entretanto um escravo. Dedicava-se ao difícil trabalho no campo e à fabricação de esteiras. Possuía um pedaço de terra, onde vivia feliz com a esposa numa pequena casa, mas não tinha filhos.

 

Atraído pela doutrina dos padres franciscanos que chegaram no México em 1524, se converteu e foi batizado, junto como sua esposa. Receberam o nome cristão de João Diego e Maria Lúcia, respectivamente.

 

Era um homem dedicado, religioso, que sempre se retirava para as orações contemplativas e penitências. Costumava caminhar de sua vila à Cidade do México, a catorze milhas de distância, para aprender a Palavra de Cristo. Andava descalço, e vestia nas manhãs frias, uma roupa de tecido grosso de fibra de cactos como um manto, chamado tilma ou ayate, como todos de sua classe social.

 

A esposa Maria Lúcia ficou doente e faleceu em 1529. Ele então foi morar com seu tio, diminuindo a distancia da igreja para nove milhas. Fazia esse percurso todo sábado e domingo, saindo bem cedo, antes do amanhecer.

 

Durante uma de suas idas à igreja, no dia 09 de dezembro de 1531 por volta de três horas e meia entre a vila e a montanha, ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, num lugar hoje chamado “Capela do Cerrinho”, onde a Virgem Maria o chamou em sua língua nativa, nahuatl, dizendo: “Joãozinho, João Dieguito”, “o mais humilde de meus filhos”, “meu filho caçula”, “meu queridinho”.

 

A Virgem o encarregou de pedir ao Bispo, o franciscano João de Zumárraga, para construir uma igreja no lugar da aparição. Como o Bispo não se convenceu, Ela sugeriu que João Diego insistisse. No dia seguinte, domingo, voltou a falar com o Bispo, que pediu provas concretas sobre a aparição.

 

Na terça feira, 12 de dezembro, João Diego estava indo à cidade, quando a Virgem apareceu e o consolou. Em seguida pediu que ele colhesse flores para Ela no alto da colina de Tepeyac. Apesar do frio inverno, ele encontrou lindas flores, que colheu, colocou no seu manto e levou para Nossa Senhora. Ela disse que as entregasse ao Bispo como prova da aparição. Diante do Bispo ele abriu sua túnica, as flores caíram e no tecido apareceu impressa a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Tinha então cinqüenta e sete anos.

 

Após o milagre de Guadalupe, foi morar numa sala ao lado da capela que acolheu a sagrada imagem, depois de ter passado seus negócios e propriedades ao seu tio. Dedicou o resto de sua vida propagando as aparições aos seus conterrâneos nativos, que se convertiam. Ele amou profundamente a Santa Eucaristia, e obteve uma especial permissão do Bispo para receber a comunhão três vezes na semana, um acontecimento bastante raro naqueles dias.

 

João Diego faleceu no dia 30 de maio de 1548, aos setenta e quatro anos, de morte natural. O Papa João Paulo II durante sua canonização em 2002 designou a festa litúrgica para 09 de dezembro, dia da primeira aparição, e louvou Santo João Diego pela sua simples fé nutrida pelo catecismo, como um modelo de humildade para todos nós.

Devoção: A Nossa Senhora de Guadalupe

 

Pesquisa Realizada no Site

http://www.santoprotetor.com/san-juan-diego/

 

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – Acreditamos que a primeira festa acontecida no Alto da Boa Vista em Ilhéus, deve ter acontecido no ano de 1982, portanto se assim isso aconteceu, lá se vão 34 anos de grandes momentos de Louvor e Festa para a nossa Padroeira. Neste ano de 2016, assim como também aconteceram nos anos anteriores, estamos preparando grandes momentos de alegria e Fé, para todos aqueles que virem festejar conosco.

 

Convidamos 09 grupos que tocam nas diversas Paróquias e Comunidades dos Zonais Centro Norte e Centro Sul da nossa Diocese de Ilhéus, para animarem os 10 dias de Festa em Louvor a Nossa Querida e Amada Padroeira. Foram Convidados e com a Graça de Deus aceitaram: Mirian d’Hora – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (03/12); Grupo AVA – Catedral Diocesana São Sebastião (04/12), Ministério de Música “Servir e Adorar” – Paróquia São João Batista no Pontal (05/12), Grupo de Canto da Missa Para os Homens – Comunidade Nossa Senhora das Vitórias na Paróquia São Jorge em Ilhéus (06/12), Grupo de Canto “Só o Amor Constrói” da Paróquia e Igreja Matriz São Jorge em Ilhéus (07/12), Ministério de Música da Paróquia São Francisco de Assis na Barreira (08/12), Grupo de Canto Amor de Deus – Paróquia Santíssima Trindade no Bairro Teotônio Vilela em Ilhéus (09/12), Grupo de canto São Vicente – da Paróquia Santa Rita de Cássia (10/12), Grupo de Canto Mãe Aparecida na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Malhado (11/12), e para o dia da Celebração Festiva que será no dia 12/12, teremos a Presença do Ministério Apóstolos de Cristo da Capelânia São Paulo Apostolo da Princesa Isabel.

 

Para o momento de Entretenimento, que acontecerá logo após as Celebrações, teremos a presença de cantores que tem muita expressividade no âmbito Musical da nossa Cidade, são eles: Edu Neto, Itassussi, Amanda Andrade e Junior Costa, Herval Lemos, Robson Carvalho, Luciano de Lucas, Sérgio Nogueira e o trio Nozinho (Tim Maia), Pedro Paulo (Lordão) e João Carlos (J C).

 

EVENTO PREPARATÓRIO PARA A FESTA DA PADROEIRA – Também no dia 26 de novembro estará sendo realizada pelas principais ruas do Bairro, uma Caminhada com Fiéis da Igreja Matriz localizada no Alto da Boa Vista em Ilhéus, para uma maior divulgação do Evento. Estaremos visitando as Famílias desta localidade e entregando os Convites. Juntamente conosco, estará a Bandinha do Grupo de Canto da Missa Para os Homens da Comunidade Nossa Senhora das Vitórias, pertencente a Paróquia São Jorge.

 

O Evento acontecerá a partir das 16h00, e quem estiver com vontade de “Caminhar com o Cristo”, também está convidado a nos acompanhar.

 

CARREATA DA PADROEIRA – Durante este ano de 2016 em Comemoração aos 35 anos (desde 1981) de Devoção a esta Padroeira em nosso Bairro, a nossa Paróquia estará realizando uma Linda Carreata pelas principais ruas da nossa Cidade, para demonstrar o grande Amor e Devoção pela tão querida Mãe da América Latina.

 

O evento acontecerá às 17h00 do domingo dia 11 de dezembro com saída em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora de Guadalupe e gostaríamos de ter a participação dos devotos de todos os Títulos de Nossas Senhoras (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora da Conceição… ETC!) em nossa Diocese, para fazermos este lindo e Maravilhoso Momento de Fé.

 

UM PRESENTE MUITO ESPECIAL: Também no domingo dia 11 de dezembro, em Comemoração aos 300 anos da Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que acontecerá em 2017, estaremos recebendo a Visita da Mãe do Brasil em nossa Paróquia.

 

Este momento acontecerá por volta das 19h00 e quem nos dará este maravilhoso presente será o Padre Joselito, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Malhado, juntamente com toda a Paróquia. Ela permanecerá conosco até o dia 16 de dezembro, quando levaremos até a Paróquia São Francisco na Barreira. É a Mãe do Brasil, vindo visitar a Mãe da América Latina.

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA 2016

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe 2016

Diocese de Ilhéus/BA.

 

CONVITE: A Paróquia do Alto da Boa Vista, localizada na Cidade de Ilhéus, em Festa convida para celebrar com Júbilo e Louvor a sua Padroeira e da América Latina: Nossa Senhora de Guadalupe. Neste ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco iremos refletir o Tema Central: ‘’JESUS CRISTO é a PORTA ABERTA, que nos conduz A MISERICORDIA de Deus Pai’’.

Certamente será essa a proposta da Mãe da Misericórdia a cada um de nós, neste tempo forte de evangelização: “Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5). Este Grandioso Evento de Fé, acontecerá no período de 03 à 12 de dezembro, em nossa Igreja Matriz no Alto da Boa Vista em Ilhéus.

Serão dez dias intensos de Celebrações, Reflexões, Pregações e muita alegria, estimulado pelo nosso Testemunho de Fé.

 

PROGRAMAÇÃO – SEMPRE ÀS 19H00

 

1ª Noite – Dia 03 de dezembro > sábado

Sub-Tema: Na Trindade Santa contemplamos e vivemos o mistério da Misericórdia!

Leituras: Ex 34, 4b-6.8-9 (Lec. I p.233) Sl 8,4-5.6-7.8-9; Jo 16,12-15 (Lec. I pp. 865-867)

Dedicada: Rua Edmond Darwichi

Convidados: Seminário São Jorge, Instituto Nossa Senhora da Aurora, CEAMEV, Colégio Eduardo Catalão e IME.

Paróquias: Nossa Senhora da Escada e São Francisco de Assis.

Animação: Mirian da Hora – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Oferta: Arroz

 

2ª Noite – Dia 04 de dezembro > domingo

Sub-Tema: O Deus “paciente e misericordioso” na história do Povo Escolhido no Antigo Testamento!

Leituras: Dt 7,6-11; Sl 102; Mt 11,25-30 (Lec. I pp. 242-245)

Dedicada: Rua Raymundo do Amaral Pacheco

Convidados: Colégios: CPM, Escola Municipal do Pontal, Padre Palmeira e Lions, Movimento Mãe Rainha, Hotel Britânia, Bar Vesúvio e Colégios: Santa Ângela e Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Animação: Grupo AVA da Catedral São Sebastião

Oferta: Biscoito

 

3ª Noite – Dia 05 de dezembro > Segunda – Feira

Sub-Tema: Na “plenitude do tempo”: Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai!

Leituras: Cl 3, 12-17; Sl 112; Ev. Jo 14,6-14 (Lec. III pp. 799, 798 e 802)

Dedicada: Rua 28 de Junho

Convidados: Hospitais, Clínicas, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Pastoral da Comunicação Diocesana, Associação Comercial e Colégios: São Jorge dos Ilhéus e Fênix.

Paróquias: São João Batista e Capelânia São Paulo Apóstolo

Animação: Ministério de Música Servir e Adorar – Paróquia São João Batista no Pontal.

Oferta: Feijão

 

4ª Noite – Dia 06 de dezembro > Terça – Feira

Sub – Tema: O Espírito Santo conduz a Igreja no testemunho fiel da Misericórdia Divina!

Leituras: Gl 5,16-25; Sl 103; Jo 15, 26-27; 16,12-15 (Lec. I pp. 545, 543-544; 547-548

Dedicada: Rua Osório de Cardoso

Convidados: Diáconos Permanentes, Faculdade de Ilhéus, UNINTER, Pequenas Irmãs da Divina Providência, Meios de Comunicação, Pastoral da Juventude e Grupos da Missa com os Homens, ECC das Paróquias Santo Antônio (Barra) e Sagrado Coração de Jesus (Iguape).

Paróquias: Nossa Senhora Aparecida (Malhado), Sagrado Coração de Jesus (Iguape) e Santo Antônio (Barra).

Animação: Grupo de Canto Missa Para os Homens – Comunidade Nossa Senhora das Vitórias

Oferta: Açúcar

 

5ª Noite – Dia 07 de dezembro > Quarta-Feira

Sub – Tema: A vivência do Amor como manifestação da presença de Deus na Igreja e no mundo hoje!

Leituras: 1Jo 3, 14-18; Sl 84; Jo 15, 12-17 (Lec. III pp. 715-717)

Dedicada: Rua Ruy Cajueiro

Convidados: EJC, Escalada, Rotary, Cursilho Jovem, Demolay e Cúria Diocesana, MFRAC, Cursilhos de Adultos, Academia Malhado Center, Bazar Belas Artes, 100% Animal, Banho e Tosa, Loja Maçônica Elias Ocke, Dizimistas. Paróquias: Santa Terezinha (Avenida Esperança) e Santíssima Trindade (Teotônio Vilela).

Animação: Grupo Só o Amor Constrói – Paróquia São Jorge

Oferta: Café

 

6ª Noite – Dia 08 de dezembro > Quinta-feira

Sub-Tema: O perdão e a paciência de Deus como força que tudo vence e transforma na sua Infinita Misericórdia!

Leituras: 2Cor 5, 17-6,2; Sl 129; Lc 15, 1-3. 11-32 (Lec. III pp. 608-609; 613)

Dedicada: Rua Senador Lúcio Bittencurt

Convidados: Irmãs Ursulinas, Faculdade Madre Thaís, UNOPAR e UESC, Catedral São Sebastião, Grupo da Melhor Idade, Pia União de Santo Antônio, Loja Maçônica Vigilância e Resistência, ECC das Paróquias São Jorge e Nossa Senhora Aparecida. Os Bancários.

Famílias: Turma do Banco, Guimarães, Tavares e Carillo.

Paróquia: Nossa Senhora Aparecida (Malhado),

Animação: Ministério de Música da Paróquia São Francisco – Barreira

Oferta: Charque e Calabresa

 

7ª Noite – Dia 09 de dezembro > Sexta-Feira

Sub-Tema: Na Igreja sejamos inspirados e movidos pela bem-aventurança: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!” (Mt 5,7)

Leituras: Ef 4, 30-5,2; Sl 33; Mt 5, 1-12a (Lec. I pp. 629, 628 e 1081)

Dedicada: Rua Manoel Fontes Nabuco

Convidados: CEPED, CAR (Centro de Assistência Real), Fazenda Nossa Senhora da Conceição, Pastoral Familiar, Irmãs Filhas da Cruz, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Forças Armadas, Lions Clube de Ilhéus, Rotary Clubes, Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana e Colégios: Status e Estadual do Ceará,

Famílias: Goés, Bonfim e Vitta.

Paróquias: Santa Rita de Cássia (Conquista) e Nossa Senhora das Vitórias (do Bairro Nossa Senhora das Vitórias),

Animação: Grupo de Canto Amor de Deus – Paróquia Santíssima Trindade no Teotônio Vilela.

Oferta: Macarrão

 

8ª Noite – Dia 10 de dezembro > Sábado

Sub-Tema: Nas obras de Misericórdia Espirituais exercitamos a paciência que de Deus aprendemos, experimentamos e testemunhamos!

Leituras: Tg 2, 14-17; Sl 111 e Mt 25, 31-46 (Lec. III pp. 383; 373 e 398-400)

Dedicada: Rua Maria Amélia Pacheco Soub

Convidados: Padres e Seminaristas Palotinos, Irmãs Palotinas, MCC, Os Dizimistas, 18ª CSM, Exército, Marinha, Policia Militar, Civil e Federal, Colégio Militar, Corpo de Bombeiros, IBAMA, 68ª CIPM.

Famílias: Uaquim, Oliveira e Lavigne Lemos.

Paróquia: Nossa Senhora da Conceição (Banco da Vitória)

Animação: Grupo de Canto São Vicente – Paróquia Santa Rita de Cássia

Oferta: Óleo

 

9ª Noite: Dia 11 de dezembro > Domingo

Sub-Tema: Somos peregrinos nesse mundo, rumo à perfeição, movidos pela Misericórdia e pelo Amor do Deus Uno e Trino!

Leituras: 1Jo 4, 7-16; Sl 102 e Mt 11, 25-30 (Lec. I pp. 243; 242 e 244-245)

Dedicada: Rua Almiro Vinhás, Praça Guadalajara e Devotos (as) de Nossa Senhora de Guadalupe.

Convidados: Grupo Dom Eduardo, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, Sociedade do Abrigo São Vicente de Paulo, Fazenda da Esperança, MFRAC, Prefeitura Municipal de Ilhéus e Secretarias, Guarda Municipal, Câmara de Vereadores.

Famílias: Sampaio, Vasconcelos, Silva e Miguel Couto.

Animação: Grupo de Canto Mãe Aparecida – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Malhado

Oferta: Material de Limpeza.

17h00 – Carreata de Nossa Senhora de Guadalupe.

 

12 de dezembro – Dia Festivo em Louvor a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina.

06h00 – Alvorada de Fogos

18h30 – Procissão Pelas Principais Ruas do Bairro

19h00 – Celebração Festiva Presidida Pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli

Animação: Apóstolos de Cristo – Capelânia São Paulo Apostolo

 

EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA FESTA

 

Comissão Central: Casal Coordenador

JOILSON E CATILENE SAMPAIO

 

Comissão Decoração

LURDINHA, ADEMÁRIA E SIMONIEDES

 

Comissão de Estrutura

VALDI, LUIZ, MARGARETE E SACI

 

Comunicação da Festa

PASCOM PAROQUIAL E GRUPO JOVENS DE GUADALUPE

COLABORADORES: Portal Católico. Net, R2CPRESS, O Tabuleiro, Rádio Baiana, Conquista FM, Site Jornal do Radialista, Diário de Ilhéus, PASCOM Diocesana, Gabriela FM, Site da CNBB NE III, TV Rede Vida, TV Aparecida, TV Canção Nova, TV Santa Cruz, Folha da Praia, Q S Publicidade, BLOG F5, Blog do Jonildo Glória.

 

Comissão de Eventos

BETO, JUCI, DENIZE, PAULO COUTO E IONE

 

Comissão de Rifas e Doações

LUIZ HENRIQUE, EDUARDO ROCHA, HUMBERTO VASCONCELOS, SONIA, ROBERTO E NAPOLEÃO

 

Liturgia e Canto

NÚCIA, MIRIAM, ANUNCIADA, DENIZE.

 

Coordenador Geral

Padre João Boaventura Oiticica

Pároco

 

Eventos: Quermesse, Show ao Vivo, Bingo, Barracas e Festival de Doces e Salgados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

 

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive. Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.   Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, Faz-nos mensageiros teus, mensageiros da Palavra e da vontade de Deus. Amém.

 

 

 

 

 

 

Diocese de Ilhéus – Bahia