As famosas bandeirinhas do artista plástico ítalo-brasileiro Alfredo Volpi inspiraram a festa junina da Escola e Brinquedoteca A Casa Amarela, em Ilhéus. Os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I foram apresentados à vida e obra do pintor e produziram releituras de algumas produções consagradas. A culminância do projeto aconteceu na tarde do último sábado (10), com a realização da festa junina cuja decoração também foi inspirada em telas da fase do abstracionismo geométrico do artista.

Em diferentes níveis, as crianças do grupo 01 ao 07 da Casa Amarela foram apresentadas a diversas obras de Alfredo Volpi. “Toda sequência didática foi inspirada em produções do artista, principalmente as telas com bandeirinhas e casarios”, informou a diretora Sandra Catharina Santos. A partir das observações dos produtos artísticos, trabalharam cores, formas, classificação, seriação e sequências. Para isso, utilizaram pinturas, desenhos, colagens, jogos de memória, entre várias técnicas e recursos pedagógicos.

Como uma das maiores expressões da cultura popular nordestina, as festas juninas também fizeram parte do projeto. Todos os estudantes tiveram contato com símbolos, comidas e bebidas típicas, músicas e brincadeiras. Assim, fizeram receitas, abordaram os perigos de se soltar balão, trabalharam ortografia, leitura e produção textual sobre a temática. E, para homenagear o centenário do samba, batizaram a festa de “Forró vai dar Samba”, quando trabalharam obras dos dois gêneros musicais brasileiros.