Camacan, a 127 quilômetros de Ilhéus, comemora os 54 anos de sua emancipação política com muito chocolate. O município realiza, entre os dias 27 e 30 de agosto, o Festival do Chocolate e Cacau Camacan, na Praça Mário Batista, sempre das 17h às 23h.

Promovido pelo Sindicato Rural de Camacan e Consórcio Intermunicipal da Mata Atlantica  (CIMA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da SDR/CAR, SEBRAE e CESOL, o evento irá proporcionar a difusão de informações sobre temas relacionados à industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, à melhoria da qualidade do cacau, além de incentivar a produção de chocolate. A feira contará com estandes de 18 marcas de chocolates gourmet produzidos no Sul da Bahia.

No estande do CIMA montado no local, os visitantes poderão conhecer melhor a diversidade de atrativos turísticos dos oito municípios que compõem o consórcio (Camacan, Arataca, Mascote, Santa Luzia, Jussari, Itaju do Colônia, São José da Vitória e Canavieiras). Rica em cultura, história e beleza natural das praias e fazendas de cacau, a região abriga, por exemplo, a Serra Bonita e seu turismo de observação de pássaros raros, em Camacan, e a Gruta do Lapão, localizada no município de Santa Luzia.

A programação do Festival inclui ainda a realização de Oficinas Tecnológicas sobre produção de amêndoas de cacau e chocolate, destinadas à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área. As oficinas são promovidas pelo Instituto Federal através do sistema Rede e-Tec. Na agenda cultural, estão atrações como Alfredo Neto, Diego Schaun, Marcelo Ganen e Quebra do Cacau, entre outros.