Novos valores no âmbito artístico e cultural foram revelados no Festival Estudantil de Talentos de Ilhéus que reuniu alunos do ensino fundamental anos finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O evento, realizado na última terça-feira (19), no Teatro Municipal de Ilhéus teve vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias desenho, música, recital de poesias e dança com troféus e medalhas.

Promovido pela secretaria municipal de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria da Cultura de Ilhéus, o objetivo do festival proporcionar momentos de expressões artísticas, além de integrar e sensibilizar de forma conjunta a multiplicidade das linguagens artísticas e o desejo e a permanência do aluno na escola. A iniciativa foi coordenada pelas professoras Altemíria Grácia Félix e Joelma Alves.

Altemíria Grácia Félix disse que o festival de talentos promoveu também a integração entre os alunos envolvidos, desenvolveu a autoconfiança e reflexão sobre a importância das artes para a identidade cultural e a mobilização social e política. Ainda, o evento teve a participação especial do ator José Delmo, de Soanny Marry, de Cijay CJ, de Janete Lainha, de Luana Carla e da cantora Eloah Monteiro, dentre outros artistas locais.

O festival de talentos premiou a modalidade de dança com o primeiro lugar, a escola municipal do Banco do Pedro, e o segundo colocado a escola municipal do Santo Antonio. Na categoria música o primeiro classificado foi o IME-centro; segundo lugar, a escola municipal da Princesa Isabel e a terceira contemplada a escola municipal de Sambaituba. O recital teve o primeiro lugar a escola municipal Temístocles Andrade, enquanto na categoria dança o terceiro colocado foi a escola municipal de Sambaituba, sob a coordenação da professora Joelma Alves dos Santos, da Educação de Jovens e Adultos.

O evento contou com a presença de representantes das escolas municipais Sérgio Carneiro (Olivença), Heitor Dias, Herval Soledade, Princesa Isabel, Nossa Senhora das Neves, do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo e Banco do Pedro. Ainda, das escolas Paulo Freire, Temístocles Andrade e Vovô Isaac.