A programação do 1° Festival Gastronômico de Camamu movimenta o turismo na Costa do Dendê até esta terça-feira (15). A culinária local e a beleza de uma das mais antigas cidades do Brasil animam o público visitante, estimado em quatro mil pessoas pelos organizadores do evento. “Sabores e Saberes da Nossa Terra” é o tema do festival que traz frutos do mar e elementos da agricultura familiar para a composição dos pratos.

Realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), o festival é um atrativo a mais, em um ambiente rico por sua arquitetura e cercado por ilhas e praias da aprazível Baía de Camamu (a 308 quilômetros de Salvador). A cidade atrai visitantes até esta terça, também com as comemorações relativas ao Dia da Padroeira – Nossa Senhora da Assunção.

“O setor hoteleiro já comemora 90% de reservas feitas para o período do festival”, registra o diretor de turismo, Cássio Silva. Na pousada Tubarão by HTL dos 42 apartamentos apenas cinco ainda estão disponíveis. A perspectiva da pousada Costa do Dendê – localizada a 200 metros da Praça Nossa senhora da Assunção, onde acontece o evento – é a mesma por já haver alcançado quase a ocupação total: “temos 14 quartos e as reservas para esse período já chegaram a 80%”, relatou o gerente Marcos Oliveira.