Segue até o próximo domingo a nona edição do Festival Multiarte Firmino Rocha. O evento, que está sendo realizado no Centro de Cultura Adonias Filho, espaço apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado, é hoje o maior encontro de artistas e espetáculos da região sul da Bahia. A programação conta com 54 apresentações de música, teatro e dança, exibição de 9 produções de cinema e obras de 13 artistas plásticos, com entrada gratuita. Na abertura, o público assistirá ao show musical “Mou Brasil Jazz Band”, estrelado pelo músico Mou Brasil, um dos melhores do gênero no Brasil e no mundo.

No encerramento serão conhecidos os artistas e grupos premiados, que foram selecionados entre mais de 100 inscritos. “Nosso festival é muito amplo e tem uma coisa muito bacana, que é a capacidade de congregar no mesmo espaço artistas renomados e iniciantes, pessoas de Itabuna e pessoas de fora, com distribuição de prêmios para as melhores apresentações”, explicou Fernando Caldas, curador do festival.

O festival premiará as categorias Melhor Teatro Infantil, Melhor Comédia e Melhor Drama; Melhor Ator e Melhor Atriz; Melhor Espetáculo de Dança Livre, Melhor Dança Clássica e Melhor Dança Contemporânea; também premiaremos Melhor Dançarino e Melhor Dançarina; Melhor Show de MPB Regional e Melhor Show de Pop / Rock; Melhor Cantor ou Cantora; Melhor Artista Plástico; Melhor Filme e Melhor Diretor.

Todos os espetáculos têm entrada franca. O público está condicionado ao limite de capacidade da Sala Principal do Centro de Cultura, que é de 300 pessoas. “Neste ano, há um aceno dos organizadores de que não haja superlotação, num atento às próprias normas de segurança da casa. Sabemos que o festival em si já tem um público cativo, mesmo porque traz consigo torcidas organizadas, caravanas e tudo o mais”, explicou a professora Luciana Soares, diretora administrativa da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), entidade que produz o evento.

Homenagem a Firmino Rocha
O Festival Multiarte Firmino Rocha foi criado em 2001, através de lei municipal. O nome “Firmino Rocha” se dá pela homenagem que a cidade de Itabuna presta ao poeta, natural da cidade (1910 – 1971), autor de várias obras, entre as quais o poema “Deram um fuzil ao menino”, que se encontra publicado numa placa na entrada da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos. Firmino Rocha é considerado um dos maiores ícones da cultura grapiúna.

Para os espetáculos do Multiarte, principalmente os de Teatro, sugere-se cuidadosa observação das classificações indicativas. De quarta (21) a domingo (25), os espetáculos serão apresentados sempre das 8h às 22h, sendo que os espetáculos infantis estão concentrados na manhã da quarta-feira. Estima-se um público de cerca de 2 mil pessoas, nos seis dias.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

21/09/2016

Assessoria de Comunicação – SecultBA
(71) 3103-3412 / 3103-3442 / 3103-3452 (71) 9983-5278
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br
====================================
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Gabinete do Secretário Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia