(Por: Luciano Píupa Amaral) Após ser eliminado pelo americano Kanoa Igarashi durante a terceira fase do Rio Pro, em Saquarema. o brasileiro Filipe Toledo foi suspenso da etapa seguinte em Fiji, devido à fúria contra os juízes que os penalizaram devido uma interferência de remada.

Ficou envergonhado, pediu desculpas aos fãs, patrocinadores, mídia, aos organizadores do evento (World Surf League – WSL) e assumiu a responsabilidade pelas ações que cometeu e aceitou a suspensão e foi treinar para competir na África do Sul.

De visual novo, cabelos e barba branca por fazer, Filipinho voltou com tudo!

Em ritmo eletrizante, Filipe foi vencendo todas as baterias que disputou desde a repescagem.

Depois de perder para Michel Bourez e Ezekiel Lau no primeiro round, Filipe teve que encarar nada mais nada menos que o próprio Kanoa Igarashi na repescagem.

Dessa vez não teve interferência e o brasileiro despachou o americano com excelentes médias 9.0 e 10.0 contra 5.5 e 7.33.

No terceiro Round Filipe nem precisou entrar na água. Seu adversário seria Kelly Slater 11 vezes campeão mundial, mas fraturou o pé durante os treinos e teve que abandonar a competição.

No round seguinte manteve a performance, com médias 9.0 e 10.0 e mandou Jordy Smith e Julian Wilson para repescagem.

Por ironia do destino, Filipe voltou a enfrentar Jordy Smith nas quartas e o australiano Julian Wilson nas semifinais.

Mas o campeão voltou. Estava imbatível. E na ultima quinta – feira (20), venceu o confronto contra o português Frederico Morais que havia vencido a galeria de campeões como Gabriel Medina, John John Florence, Mick Fanning e Adriano de Souza.

Com a vitória, Filipe Toledo embolsou US$ 100 mil (cerca de R$ 317 mil), pulou para sétima colocação no ranking e entra para história sendo o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da elite mundial em Jeffreys Bay.