Em agosto de 2010, 33 trabalhadores ficaram soterrados numa mina de ouro e cobre, no Deserto de Atacama, no Chile, após um desmoronamento de terra. O drama comoveu o mundo, que parou para assistir à cobertura do resgate daqueles homens, que passaram mais de dois meses a quase 700 metros do solo, até, finalmente, após uma complicadíssima operação, serem resgatados.

ADVERTISEMENT

A história, com tantos contornos dramáticos, parecia até inverossímil, tal o milagre que foi a sobrevivência daqueles homens. Depois de cinco anos, chega às telas Os 33, coprodução entre EUA e Chile, que tem Rodrigo Santoro, Antonio Banderas, Juliette Binoche e Gabriel Byrne no elenco.

O fato de todo mundo saber como vai acabar aquela tragédia poderia diminuir o interesse – e o impacto – do espectador. Mas a diretora Patricia Riggen, que só tem outros dois longas pouco conhecidos no currículo, consegue inserir bons momentos de tensão e suspense nesse drama.

A trama, que é uma tentação para escorregar na pieguice, escapa disso, embora, em alguns momentos, inevitavelmente caia no melodrama, afinal o enredo real é mesmo trágico. Santoro interpreta o ministro das Minas, Laurence Golberne, e tem talvez o seu papel de maior destaque até aqui em uma produção estrangeira.

Cotação:
Horários da semana de estreia (de 29/10 a 04/11): UCI Orient Shopping Barra 5 15h10 | 18h | 20h40 | 23h40 (S) Cinemark 7 19h30 | 22h30 Cinépolis Bela Vista 3 14h20 | 17h20 Cinépolis Bela Vista 3 (dub) 20h20