O Fórum Empresarial do Sul da Bahia, que terá início na quinta-feira, dia 08 de junho, no campus da Faculdade de Ilhéus, abordará questões relacionadas ao tema Empreendedorismo e Trabalho. Além de apresentação cultural, a abertura do evento, às 18h30min, terá o pronunciamento do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, José Vivaldo Mendonça Filho, e a palestra sobre Um sonho que se tornou realidade, com o CEO da Wine.com.br, Rogério Salume, no auditório Professora Adélia Melo.

O evento é promovido pela Faculdade de Ilhéus, através dos colegiados dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração e das turmas de formandos de 2017 dos referidos cursos. As palestras serão realizadas na noite da quinta e da sexta-feira, e as oficinas e minicursos acontecerão no sábado, dia 10.

O jornalista itabunense Rogério Salume dirige o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo e o maior da América Latina. Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, possui especialização em Finanças pelo Ibemec-SP. Ocupou várias posições executivas na área de alimentos, bebidas e logística em grandes companhias no Brasil.

Na sexta-feira, a palestra Transformando ideias em grandes negócios, será com Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim – Cheiros da Terra, empresa de cosméticos de Ilhéus, que surgiu em 2002 e hoje possui mais de 90 lojas em 22 estados do Brasil. A empresária foi a grande vencedora do Prêmio Grandes Mulheres 2016, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com o Facebook e Instagram, e também ocupa destaque na categoria #ElaFazHistória.  Mônica Burgos é bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e formada em Moda pelo Senac – Rio de Janeiro.

MINICURSOS – Os minicursos, no sábado, terão início às 8 horas, com os seguintes temas: Contabilidade rural e meio ambiente, com Carina Gonçalves – Uesc; Excel como ferramenta para gestão de pequenos negócios, Ramon Costa, da R Virtual, será realizado no Laboratório de Informática; e Empreendedorismo de oportunidade x Empreendedorismo de necessidade, Sérgio David Cruz – do Centro de Ensino Superior de Ilhéus (Cesupi).

Ás 10 horas, começam os minicursos sobre Motivadores mercadológicos para o desempenho ambiental (marketing verde, ecodesign, capitalismo consciente, produção mais limpa), com Ittana Lins – Cesupi, e Google Analitycs como ferramenta estratégica de marketing digital, com Fernando Virgílio.

Pela tarde, às 14 horas, acontecem os minicursos: Franquia como oportunidade de negócios, Marcelo Oliveira – franqueado O Boticário;  Crise Econômica e meio ambiente: empregabilidade e oportunidades, com Flávio Melo – Cesupi; Branding: gestão estratégica de marcas, com Amarildo Morett – Cesupi/Uesc; A Filosofia aplicada à vida pessoal e profissional: como os filósofos podem nos ajudar a lidar com os problemas pessoais e de carreira?, com Expedito Santana – Cesupi/Uesc, e Excel como ferramenta para gestão de pequenos negócios, com  Fernando Virgílio, será realizado no laboratório de Informática.

OFICINAS – As oficinas de “Análise de mercado para começar bem” e “Plano de negócio para começar bem”, ministradas pelo Sebrae, serão iniciadas a partir das 8 horas e estendem até a tarde. A oficina Como gerenciar seu tempo no trabalho (inventário de gerenciamento do tempo no trabalho x produtividade), com a professora Dayane Mangabeira, será das 9 horas ao meio-dia. Às 14 horas, iniciam as atividades da oficina Cérebro: baixe esse aplicativo!, com o professor Eduardo Oliveira, na sala de leitura da Biblioteca do campus.

O valor da inscrição no Fórum Empresarial do Sul da Bahia é de R$ 50,00, e inclui a participação nas palestras, com direito a minicursos e oficinas, salvo a oficina “Como gerenciar o seu tempo no trabalho”, que será cobrada à parte, no valor de 20,00. Colaboram com o evento a Terceira Via – Formaturas e Eventos, Jardim Atlântico Beach Resort, Teleshop OI, Live Conect – Escola de Profissões, Bom Bom Gelados, Conect Assessoria Contábil, Sebrae, CRA-Bahia, Papelaria Universal, Nutricau, Supermercados Meira, RVirtual – Tecnologia ao clique e Mendoá Chocolates e www.jornaldoradialista.com.br