A seleção brasileira de futebol feminino começou a Universíade de Taipei com uma goleada de 17 a 0 sobre a Colômbia. Para o técnico Mauricio Moraes Salgado, as brasileiras conseguiram o resultado mantendo um ritmo forte mesmo quando a vitória já parecia garantida, o que serve de preparação para enfrentar adversários mais duros, como o Japão, a Rússia ou China.

“O mais importante é fazer um jogo sério o tempo todo. A gente conseguiu imprimir o ritmo que a gente queria”, disse o técnico depois da partida. “A gente sabe que esse resultado não diz o que é a competição. Nenhuma atleta nossa está iludida ou com empolgação acima do normal.” A vitória começou com um gol por volta dos sete minutos do primeiro tempo. Quando o segundo foi marcado logo em seguida, o time da Colômbia se desestruturou, na avaliação de Marcelo.

Estudante de educação física da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, em Santa Catarina, Tuani Lemos Ramos está em sua terceira Universíade e conta não se lembrar de um resultado tão elástico. “A gente conseguiu fazer um jogo bem rápido, virar bastante bola e chegar muito no campo delas. A gente conseguiu imprimir o nosso ritmo de jogo. Fizemos gols de vários jeitos que a gente vinha treinando e isso é muito positivo”.

A jogadora alerta que o próximo jogo, contra o Japão, já colocará o Brasil diante de um dos favoritos ao título do mundial universitário. “A gente tem que focar no que a gente tem de bom e tentar anular o que elas têm”, planeja ela para a partida do dia 22.