O Instituto Paraná perguntou ao eleitor quem é seu candidato a vice-presidente favorito, independentemente do cabeça de chapa, informa O Antagonista.

O general Mourão, vice de Bolsonaro, lidera com 13,6% de popularidade, seguido de Fernando Haddad, poste do presidiário, com 12,3%.

A senadora Ana Amélia, tão festejada pelo tucanato, tem apenas 6,8% de simpatia.

Mais de 57% dos eleitores consultados não sabem ou não gostam do que está aí.

Via: PAPOTV

Quem é o General Antonio Hamilton Martins Mourão:

(Nasceu em Porto Alegre15 de agosto de 1953) é um general da reserva do Exército Brasileiro e político brasileiro.

No dia 11 de dezembro de 2017, o presidente Michel Temer determinou sua exoneração, ato que foi cancelado em seguida, sendo transferido para a reserva no dia 28 de fevereiro de 2018. Em 5 de agosto, foi anunciado como candidato a vice-presidente da República, na chapa encabeçada pelo deputado Jair Bolsonaro.

Carreira militar

É filho do general de divisão Antonio Hamilton Mourão e Wanda Coronel Martins Mourão. Ingressou no Exército em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) onde, em 12 de dezembro de 1975, foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia.

Em seguida obteve cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, Além dos cursos básico paraquedista, mestre de salto e salto livre, também possui o curso de guerra na selva.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27.° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (Rio Grande do Sul), a 2.ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), a 6.ª Divisão de Exército e o Comando Militar do Sul, estes últimos sediados em Porto Alegre.

Posições

O militar ganhou notoriedade no ano de 2015 durante as crises políticas do mandato da presidente Dilma Rousseff, quando foi transferido do Comando Militar do Sul (CMS) para a Secretaria de Economia e Finanças, no Distrito Federal, transferência esta normal pelas normas do Exército após completar 02 (dois) anos de comando do Comando Militar do Sul.

Em pronunciamento público em loja maçônica Grande Oriente em setembro de 2017, no Distrito Federal, afirmou que entre os deveres do Exército Brasileiro está a garantia do funcionamento das instituições e da lei e da ordem, e que se o judiciário não fosse capaz de sanar a política existente no país isso seria imposto pelo exército por meio de uma intervenção militar, que na visão dele estaria prevista na Constituição Federal de 1988.

Deixou o serviço ativo em março de 2018, sendo transferido para a reserva remunerada.

Vida na reserva

Segundo a Revista Sociedade Militar, o general Hamilton Mourão se inscreveu e se consagrou, sem necessidade de eleições (por aclamação), como novo presidente do Clube Militar.

Filiou-se ao PRTB e ingressou na política, sendo candidato à Vice Presidência da República na chapa de Jair Bolsonaro.[7][8]

Condecorações

  • Ordem do Mérito Militar – Grau Grã Cruz
  • Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina
  • Medalha do Pacificador
  • Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze
  • Medalha Corpo de Tropa com passador de Bronze
  • Cruz Militar ao Mérito Desportivo – Venezuela
  • Ordem do Mérito Estrela de Carabobo – Venezuela
  • Medalha das Nações Unidas – UNAVEM III
  • Medalha Marechal Osorio – O Legendário.