Através do requerimento de número 053/2018, o vereador e vice-presidente da Câmara de Ilhéus, Gil Gomes, solicitou ao Executivo municipal a criação de um Departamento de Desenvolvimento Econômico. O requerimento foi aprovado por unanimidade no plenário e encaminhado aos setores competentes.

O documento tem como finalidade acionar os setores responsáveis do Executivo municipal com o intuito de criar um Departamento de Desenvolvimento Econômico, cujo objetivo é traçar estratégias, executar ações sistemáticas e estabelecer políticas voltadas para o setor econômico visando o desenvolvimento industrial, comercial, agropecuário, gastronômico e turístico, tornando um ambiente favorável a empreendedores, investidores, visitantes e cidadãos.

A criação deste departamento é um vetor de fortalecimento, inovação, expansão e crescimento econômico, além de articular e executar as políticas públicas de fomento à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico no município de Ilhéus.

Recentemente em um de seus discursos no plenário da Casa Legislativa, o vice-presidente lamentou a saída de uma fábrica de refrigerantes da cidade, para se instalar em Itabuna. Gil Gomes tem mostrado intensa preocupação com a geração de emprego e renda no município, que vem perdendo investimentos e fontes de arrecadação.