Na semana em que foi comemorado o dia das Crianças, a Escola & Brinquedoteca A Casa Amarela promoveu uma série de atividades recreativas para as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I dos turnos matutino e vespertino. A última, realizada no dia 11, foi uma gincana que, além de desafiar a criatividade e trabalho em equipe dos pequenos estudantes, também estimulou a solidariedade. Uma das provas foi a arrecadação de brinquedos novos seminovos às crianças assistidas pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE) de Ilhéus.

            Para a diretora pedagógica da Casa Amarela, Sara Lemos, o papel da escola vai além de ensinar a ler, escrever e contar. “Pensamos a educação como estímulo ao desenvolvimento global da criança enquanto ser humano e cidadão. Estimular a solidariedade faz parte da nossa filosofia, procurando fazer com que os nossos pequenos estudantes desenvolvam um olhar especial sobre o outro, promovendo a empatia e o respeito”, acrescentou.

            A Casa Amarela possui duas crianças que são acompanhados pelo CRIE. No local, são oferecidos atendimentos psicopedagógico, psicológico e educação física para estudantes com dificuldades de aprendizagem e deficiências físicas ou intelectuais. “Foi uma maneira que encontramos para retribuir ao trabalho desempenhado pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar que atende, em sua maioria, estudantes da rede pública”, declarou Sara Lemos.

            Os brinquedos arrecadados pela gincana foram destinados a cerca de 100 crianças de baixa renda atendidas pelo CRIE. Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Catarina Oliveira Franco de Mendonça, a ação da Casa Amarela foi considerada “uma ação de gentileza e cuidado com muitas crianças que, talvez, não tiveram acesso a ganhar um presente especial no Dia das Crianças”.