O governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado do vice-governador, João Leão, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, de deputados estaduais e federais, secretários de Estado, prefeitos e vereadores da região, assinou, nesta segunda-feira, 9, no próprio local, a ordem de serviço para início das obras do novo Hospital Regional da Costa do Cacau. A obra já foi iniciada no km 6 da rodovia BR-415, na altura do bairro Banco da Vitória. Na oportunidade, Rui também autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Estado a realizar nova licitação para a obra de construção da segunda ponte ligando o centro de Ilhéus à zona sul.

O novo hospital vai atender à população de 27 municípios do Território Litoral Sul do estado, com serviços de referência em urgência e emergência. Em entrevista à imprensa, o governador Rui Costa afirmou que o hospital faz parte dos projetos da gestão “que vão requalificar, dar mais conforto, dignidade, gerar empregos e renda para o povo baiano”. Segundo o governador, o prazo para execução da obra é de 24 meses, mas as empresas responsáveis pela obra garantem a conclusão no prazo de apenas 15 meses.

O hospital custará, em sua primeira etapa, cerca de R$ 77,5 milhões, valor já de posse do Governo do Estado. Em seu discurso, o prefeito Jabes Ribeiro agradeceu o compromisso do ex-governador e hoje ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que deu início ao sonho do novo hospital, e ao governador Rui Costa que, segundo Ribeiro, “foi sensível o suficiente para perceber a necessidade de nossa população na área de saúde e abraçar essa causa, tornando cada vez mais possível a construção desse equipamento”.

Em funcionamento, a nova unidade evitará que a população regional se desloque para outros centros em busca de atendimento de alta precisão, segundo o subsecretário de Saúde do Estado, Roberto Badaró, que também acompanhou a solenidade em Ilhéus.

A área total da unidade compreende 70 mil metros quadrados. A primeira fase das instalações terá capacidade para 179 leitos, que atenderão uma população regional estimada em 780 mil habitantes. Na segunda etapa, mais R$ 14 milhões serão empregados na expansão de leitos. Com isso, a instituição possuirá um total de 233 vagas. Serão 30 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico com sete salas, além de setores de hemodinâmica e imagenologia.

Participaram da solenidade, em Ilhéus, nesta segunda-feira, 9, o vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), o prefeito e vice de Itabuna, Vane e Wenceslau Júnior, o deputado estadual Eduardo Salles, os federais, Davidson Magalhães, Roberto Brito e Mário Negromonte Júnior, os secretários de Estado de Relações Institucionais, Josias Gomes, de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o presidente da Câmara de Ilhéus, Tarcísio Paixão, entre outros vereadores, secretários municipais e prefeitos de municípios do território litoral sul.